Ransomware: encriptação torna-se cada vez mais recorrente

A encriptação está a tornar-se uma prática cada vez mais recorrente, e tanto os riscos como os custos associados aos incidentes de ransomware vão continuar a aumentar

Ransomware: encriptação torna-se cada vez mais recorrente

Os ataques de ransomware estão cada vez mais perigosos, visto que os dados das empresas para além de ser roubados, podem ainda ser encriptados e tornarem-se inacessíveis às empresas.

Ao divulgarem os dados roubados, os hackers estão a criar problemas adicionais para as empresas. Os cibercriminosos utilizam os dados roubados como alavanca, tentando efetivamente intimidar as organizações que foram infetadas com ransomware para procederem a um pagamento – em vez de tentarem restaurar a rede em si – com base no facto de que, se não for pago nenhum resgate, serão divulgadas informações privadas.

Analisando o número de submissões ao ID Ransomware – um site que permite que as pessoas identifiquem ransomware – permitiu ao investigadores da Emsisoft descobrirem que, das cem mil submissões relacionadas com ataques de ransomware entre janeiro e junho deste ano, 11.642 envolveram grupos de ransomware que tentam roubar dados.

As organizações dos setores jurídicos, dos cuidados de saúde e das finanças estão entre as mais visadas por estas campanhas, partindo do pressuposto de que detêm os dados mais sensíveis.

Os investigadores alertam que a percentagem de ataques de ransomware que roubam dados pode ser ainda maior, porque alguns hackers irão fazê-lo discretamente, usando a informação roubada como base para ataques adicionais.

A perspetiva de sofrer uma violação de dados para além de um ataque de ransomware é motivo de preocupação para as organizações porque, mesmo que a rede seja restaurada, a fuga de dados pode causar outros problemas com os seus clientes.

A encriptação está a tornar-se uma prática cada vez mais recorrente e tanto os riscos como os custos associados aos incidentes de ransomware continuarão a aumentar, alertam os investigadores.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.