Conscientes de que apenas um canal de comunicação não é suficiente para alcançar, atrair, criar relação e fidelizar os clientes, muitas são as empresas que procuram soluções alternativas para chegar aos seus objetivos.
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Seguramente já recebeu um SMS com um código de autorização para validar uma operação bancária, informação sobre a mais recente promoção ou uma novidade de um determinado serviço. Não há dúvidas que o mercado de Messaging e de Serviços Digitais é hoje um dos mais interessantes para fazer crescer o negócio de muitas empresas. Esta é uma tendência possível desde que, há pouco mais de 25 anos, o engenheiro britânico Neil Papworth enviou o primeiro SMS de um computador para um telemóvel. Hoje, graças à ascensão dos smartphones, esta ferramenta tornou-se uma maneira conveniente para monetizar aplicações e uma solução poderosa para aproveitar uma fatia da "economia de aplicações" estimada em mais de 25 mil milhões de dólares. As novas tendências do Marketing Digital e o uso exponencial dos dispositivos móveis pelo consumidor, contribuíram para que o canal móvel atingisse um nível de maturidade que nenhuma empresa/marca pode ignorar. Considerando que é um dos meios mais seguros e eficazes, as mensagens têm-se revelado um instrumento fundamental para a eficácia das campanhas de comunicação, estimando-se que 97% dos SMS são lidos nos primeiros 3 minutos após a entrega. Este número comprova o potencial deste tipo de soluções que fazem parte da área de negócio denominada por Messaging, e que inclui serviços de Comunicação por SMS e de Voz (Voice Marketing Service). Integrando estratégia, tecnologia e usabilidade, a junção da Voz com o SMS, ou a sua utilização em separado, contribuem fortemente para o sucesso das campanhas de marketing digitais e evidencia-se a otimização de custos que estas soluções proporcionam às empresas. Aplicadas a campanhas interativas diferenciadoras e que criam valor para as empresas, ou para soluções de IVR (gravações de voz pré-definidas para interação com o consumidor), que podem ser utilizadas em atendimentos automáticos (apoio ao cliente), questionários de satisfação, entre outros, estas soluções permitem que as empresas e as suas marcas cheguem eficazmente aos seus clientes em segundos. As vantagens de avançar para uma estratégia nesta área permitem, nomeadamente: o aumento da competitividade e das vendas com soluções de última geração; eficácia de processos e redução de custos operacionais; chegar ao consumidor sem constrangimentos de localização e hora (versus meios tradicionais como um Outdoor ou spot de TV); e, o mais importante, otimização da experiência do utilizador, passando da retórica de marketing a uma ação imediata pelo consumidor. Este é um objetivo que só se consegue através de plataformas com elevada performance, rápidas e sem bloqueios. Seja para a área de Mobile Payments ou na área do Numa altura em que a tecnologia nos permite chegar, de forma rápida e direta, a qualquer pessoa ou público, é importante eleger as ferramentas certas, aquelas que podem otimizar resultados e contribuir para mais negócio. Posto isto, agora a pergunta que coloco é: a sua empresa já está a utilizar todos os canais disponíveis para melhorar a experiência e os resultados das suas campanhas de Marketing e Comunicação?
por Bernardo Lobato da Fonseca, Commercial Director, Go4Mobility |