Messaging e Voz: soluções para melhorar o marketing e a comunicação

Messaging e Voz: soluções para melhorar o marketing e a comunicação

Conscientes de que apenas um canal de comunicação não é suficiente para alcançar, atrair, criar relação e fidelizar os clientes, muitas são as empresas que procuram soluções alternativas para chegar aos seus objetivos.

Seguramente já recebeu um SMS com um código de autorização para validar uma operação bancária, informação sobre a mais recente promoção ou uma novidade de um determinado serviço. Não há dúvidas que o mercado de Messaging e de Serviços Digitais é hoje um dos mais interessantes para fazer crescer o negócio de muitas empresas. Esta é uma tendência possível desde que, há pouco mais de 25 anos, o engenheiro britânico Neil Papworth enviou o primeiro SMS de um computador para um telemóvel. Hoje, graças à ascensão dos smartphones, esta ferramenta tornou-se uma maneira conveniente para monetizar aplicações e uma solução poderosa para aproveitar uma fatia da "economia de aplicações" estimada em mais de 25 mil milhões de dólares.

As novas tendências do Marketing Digital e o uso exponencial dos dispositivos móveis pelo consumidor, contribuíram para que o canal móvel atingisse um nível de maturidade que nenhuma empresa/marca pode ignorar. Considerando que é um dos meios mais seguros e eficazes, as mensagens têm-se revelado um instrumento fundamental para a eficácia das campanhas de comunicação, estimando-se que 97% dos SMS são lidos nos primeiros 3 minutos após a entrega. Este número comprova o potencial deste tipo de soluções que fazem parte da área de negócio denominada por Messaging, e que inclui serviços de Comunicação por SMS e de Voz (Voice Marketing Service). Integrando estratégia, tecnologia e usabilidade, a junção da Voz com o SMS, ou a sua utilização em separado, contribuem fortemente para o sucesso das campanhas de marketing digitais e evidencia-se a otimização de custos que estas soluções proporcionam às empresas. Aplicadas a campanhas interativas diferenciadoras e que criam valor para as empresas, ou para soluções de IVR (gravações de voz pré-definidas para interação com o consumidor), que podem ser utilizadas em atendimentos automáticos (apoio ao cliente), questionários de satisfação, entre outros, estas soluções permitem que as empresas e as suas marcas cheguem eficazmente aos seus clientes em segundos.

As vantagens de avançar para uma estratégia nesta área permitem, nomeadamente: o aumento da competitividade e das vendas com soluções de última geração; eficácia de processos e redução de custos operacionais; chegar ao consumidor sem constrangimentos de localização e hora (versus meios tradicionais como um Outdoor ou spot de TV); e, o mais importante, otimização da experiência do utilizador, passando da retórica de marketing a uma ação imediata pelo consumidor. Este é um objetivo que só se consegue através de plataformas com elevada performance, rápidas e sem bloqueios. Seja para a área de Mobile Payments ou na área do
Messaging, as plataformas não podem ter downtimes, uma vez que se tal acontecesse, os clientes deixariam de transacionar e como consequência, afetaria os resultados pretendidos. A missão das empresas deve ser a de proporcionar aos consumidores uma experiência digital o mais simples possível e sem falhas tecnológicas.

Numa altura em que a tecnologia nos permite chegar, de forma rápida e direta, a qualquer pessoa ou público, é importante eleger as ferramentas certas, aquelas que podem otimizar resultados e contribuir para mais negócio. Posto isto, agora a pergunta que coloco é: a sua empresa já está a utilizar todos os canais disponíveis para melhorar a experiência e os resultados das suas campanhas de Marketing e Comunicação?

 

por Bernardo Lobato da Fonseca, Commercial Director, Go4Mobility

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.