Branded Content

No setor da saúde, a tecnologia tem dado resposta a grandes desafios

Em entrevista, Nuno Bajanca refere que a experiência de utilização dos profissionais de saúde e a melhoria da segurança dos dados são duas tendências tecnológicas neste setor

No setor da saúde, a tecnologia tem dado resposta a grandes desafios

Que tipo de soluções comercializam no setor da saúde?

A Warpcom atua em diversas áreas tecnológicas. No setor da saúde é frequente desenvolvermos projetos de implementação ou melhoria da infraestrutura física de rede, de comunicações unificadas, de virtualização e hiperconvergência, armazenamento e backup de dados, postos de trabalho virtuais, cibersegurança e segurança pública.

Especificamente para o setor da saúde, implementamos uma solução de gestão de autenticação e single sign-on denominada Imprivata OneSign, cujo objetivo é assegurar um início de sessão simplificado, em computadores e aplicações, através de um acesso rápido, seguro e sem cliques aos dados dos pacientes.

Quais os grandes desafios e tendências tecnológicas deste mercado?

No setor da saúde, a tecnologia tem dado resposta a dois grandes desafios: a melhoria da segurança dos dados e da experiência do utilizador. Com a COVID-19, foi ainda reforçada a necessidade de soluções robustas de videoconferência.

O primeiro desafio está associado às normas de proteção de dados que têm sido introduzidas e que já levaram à aplicação de uma coima de 400 mil euros num centro hospitalar Português.

As empresas do setor de saúde precisam de guardar processos com dados pessoais e clínicos dos seus doentes, cujo acesso rápido e por um grande número de pessoas pode ser crucial para salvar vidas. No entanto, os profissionais de saúde não são utilizadores especializados em sistemas nem as suas tarefas são completamente compatíveis com uma implementação de técnicas de segurança utilizadas em escritórios.

Já o segundo desafio tem ganho importância num ambiente em que todos os minutos contam. Com uma melhor experiência de utilização, é possível ter colaboradores mais produtivos e motivados, que dedicam mais tempo aos seus pacientes e menos à tecnologia. Como extra, os hospitais asseguram uma maior retenção dos seus profissionais.

Na sua vida pessoal, os profissionais de saúde utilizam dezenas de aplicações que acedem a partir de qualquer dispositivo. Nos hospitais e clínicas, a evolução tecnológica não foi feita com a mesma velocidade, o que deixa os profissionais dependentes de postos de trabalho específicos e do local onde estão fisicamente.

E as oportunidades?

Existem grandes oportunidades de transformação digital introduzindo melhorias nas áreas endereçadas anteriormente. A utilização simultânea da solução da Imprivata e da virtualização do posto de trabalho responde aos desafios de segurança, conformidade e experiência de utilização. Este tipo de soluções contribui também para processos de desmaterialização e simplificação da gestão do ambiente de IT, composto por centenas de computadores de diferentes marcas e gerações.

Com o single sign-on, os profissionais de saúde não têm de perder tempo a introduzir diferentes credenciais de autenticação sempre que acedem a uma aplicação. Utilizam ainda o cartão do hospital para iniciar e terminar sessão sem ter de inserir as credenciais, reduzindo o tempo de acesso e motivando a utilização do perfil correto.

Com a virtualização do posto de trabalho, os dados ficam centralizados e menos expostos a falhas de segurança. Os profissionais de saúde acedem às aplicações em qualquer dispositivo e lugar. As equipas de IT atualizam as aplicações uma vez e distribuem-nas por todos os utilizadores.

Pode dar-me alguns exemplos de casos de sucesso?

Apesar dos constrangimentos da pandemia, implementámos a solução Imprivata OneSign num hospital público em Lisboa. Dos 1.500 profissionais que vão ter brevemente acesso à solução, 500 já utilizam o seu cartão do hospital para iniciar sessão e aceder, sem colocar as credenciais, a aplicações como o Sclínico, o GHAF e o Sonho.

Realizámos ainda várias provas de conceito em vários ambientes hospitalares públicos e privados, o que nos permitiu conhecer melhor o ambiente aplicacional dos hospitais e demonstrar que as soluções testadas simplificam o trabalho das equipas de IT e melhoram a experiência dos profissionais de saúde.

Além do contexto Imprivata, desenvolvemos regularmente projetos com clientes na área da saúde. A título de exemplo, realizámos em 2020 a renovação tecnológica do ambiente de data center de um centro hospitalar do norte do país, capacitando-o com um ambiente de recuperação a desastres e dotando-o da infraestrutura necessária para a atualização da aplicação Sonho.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Warpcom

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.