Gastos globais em infraestruturas de data center vão crescer 6% no próximo ano

A Gartner prevê que os gastos dos utilizadores finais em produtos globais de infraestruturas de data centers deverão atingir os 200 mil milhões até 2021

Gastos globais em infraestruturas de data center vão crescer 6% no próximo ano

A Gartner tem boas notícias para os fornecedores de infraestruturas de data center, publicando uma previsão que mostra que os gastos na indústria cresçam 6% a nível global no próximo ano.

Segundo a Gartner, este crescimento é resultado das empresas que recuperam das restrições de fluxo de caixa que lhes foram impostas durante a pandemia. Os gastos dos utilizadores finais em produtos globais de infraestruturas de data centers deverão atingir os 200 mil milhões até 2021.

No relatório, a Gartner refere que os gastos com infraestruturas de centros de dados caíram mais de 10% em 2020 até à data, e que os bloqueios COVID-19 abrandaram cerca de 60% da construção de novas instalações de centros de dados, afirmando ainda que este declínio vai parar abruptamente, e que a despesa deverá crescer ano após ano até 2024.

"A prioridade para a maioria das empresas em 2020 é manter as luzes acesas, por isso o crescimento do data center está geralmente a abrandar até que o mercado entre no período de recuperação", afirma Naveen Mishra, diretor sénior de investigação da Gartner. "A Gartner espera que os maiores sites de centros de dados empresariais parem temporariamente e depois retomem os planos de expansão ainda este ano ou no início do próximo ano. No entanto, os hiperescalos continuarão os seus planos de expansão global devido aos investimentos contínuos na nuvem pública".

A Gartner detalhou ainda as suas recomendações para que os fabricantes de infraestruturas de data center regressem ao caminho da recuperação, o que significa dar prioridade a um grupo selecionado de clientes novos.

Em primeiro lugar, as empresas devem formar as suas forças de vendas para se associarem aos CFOs e gestores de aquisições para criar um conjunto de iniciativas de otimização de custos em torno da renegociação dos contratos, da otimização dos custos em cloud e da consolidação das IT. A Gartner recomenda também a criação de um manual de estratégia da indústria para ajudar a compreender o impacto da COVID-19 em diferentes indústrias, para que se possa conceber elementos de ação a curto e médio prazo para os compradores de cada indústria.

Por último, os fornecedores de infraestruturas de centros de dados devem investir em novos modelos de lançamento de mercado para nativos digitais que visem impulsionar a inovação.

 

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.