Branded Content

Teste, erre, melhore, sem o peso da perfeição

Se conhecesse uma forma de se focar apenas no trabalho que realmente importa, iria continuar a gastar o seu tempo em tarefas desnecessárias?

Teste, erre, melhore, sem o peso da perfeição

De acordo com um estudo levado a cabo pelo Project Management Institute (PMI), “Pulse of the Profession 2018”, cerca de 10% do valor de cada investimento é perdido devido à má gestão de projetos.

Se em vez de gastar horas, ou mesmo dias, a construir ao pormenor um plano completo para o seu projeto (ainda por cima sem ter a certeza que irá corresponder ao produto final desejado), começasse por se dedicar a somente uma pequena etapa desse projeto? Sobre essa pequena parte avaliaríamos o seu progresso e, uma vez tendo um feedback positivo, continuaríamos então com o desenvolvimento do projeto: assim propõem as metodologias ágeis.

Nos últimos anos, o mundo empresarial tem passado por várias transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Os modelos tradicionais de gestão já não permitem uma resposta adequada à mudança, pelo que cada vez mais empresas procuram gestores de projetos capacitados para implementar as mais recentes metodologias ágeis, como forma de ir ao encontro das novas realidades do mercado.

Para prosperar neste cenário existem fatores que são essenciais para as empresas, negócios e equipas, tais como a capacidade para se adaptarem, a agilidade ou o planeamento com base em tendências e estratégias de gestão de projetos, que as ajudem a alcançar as metas estipuladas.

A eficácia dos projetos torna-se assim cada vez mais importante e, na mesma medida, a disseminação dos conhecimentos que envolvem a gestão de projetos, em resposta às exigências do mercado.

Conhecendo esta realidade, a Rumos, em parceria com algumas das principais entidades internacionais, como é o caso do PMI, disponibiliza formação e certificação nesta área.

Para os profissionais que pretendam aumentar o seu potencial de evolução para atividades de maior responsabilidade em projetos, a Rumos desenvolveu um programa de estudo completo com formação, certificação técnica e atribuição de professional development units (PDUs) do PMI: a Academia Project Manager.

É essencial o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas e táticas para lidar de forma positiva com as transformações e a melhor solução para esta necessidade é uma assertiva gestão de projetos.

Na Academia, os formandos irão, por isso, trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada gestão de projetos. No final, ter-se-ão abordado não só os tópicos essenciais para realizar com sucesso o exame de certificação Agile Scrum Foundation, como para a candidatura ao exame de Certified Associate in Project Management (CAPM) junto do PMI.

Apesar do “agile” ter surgido na área do Desenvolvimento de Software, aquando do “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil”, a metodologia é totalmente aplicável a projetos de qualquer natureza. Não só pode, como deve ser adaptada de acordo com a realidade em que está inserido.

A gestão ágil de projetos está adequada ao mercado atual, já que consegue dar resposta aos seus três principais desafios – alcançar o objetivo, dentro do orçamento e dentro do prazo estipulado - acrescentando o máximo valor possível ao produto/serviço, adaptando o processo de desenvolvimento à evolução dos requisitos e às circunstâncias do meio envolvente.

Precisamos de estar atentos às mudanças, fazer diferente. Cada empresa, cada negócio e cada equipa trabalha mediante objetivos, orçamentos e necessidades próprias. Aprenda a estabelecer prioridades com base na sua realidade, coloque em ação e trabalhe para melhorar.

 

Branded content co-produzido pela MediaNext para a Rumos.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.