Programa quer promover inovação nos municípios portugueses

As candidaturas para o programa InDigital já estão abertas e procuram soluções tecnológicas e digitais dedicadas aos municípios portugueses

Programa quer promover inovação nos municípios portugueses

A pensar nos municípios e parceiros inovadores, sejam startups, scale-ups ou universidades, o InDigital pretende ajudar os municípios portugueses na identificação de desafios de fundo e na descoberta de soluções tecnológicas/digitais para estes mesmos desafios.

O programa – que já tem as candidaturas abertas – acontece em três passos. Primeiro pela identificação dos desafios existentes no município em diferentes áreas; segue-se a ligação entre empresas e universidades em todo o mundo na procura das melhores tecnologias, ferramentas e soluções para responder aos desafios; por fim, é a fase da análise e proposta de melhores soluções de inovação digital ao município. No final, é o próprio município quem escolhe as soluções vencedoras.

Os desafios de cada município são enquadrados em quatro áreas: Educação; Turismo e Economia Local; Economia Verde; Saúde e Ação Social. Pretende-se, assim, dar resposta a temas como a diminuição do abandono escolar, melhoria da promoção turística, redução da pegada carbónica, ou os desafios do envelhecimento e desemprego.

Estamos num momento de mudança e onde Portugal tem uma oportunidade única de crescer, melhorar e digitalizar, sobretudo ao nível do sector público local, aproveitando as novas tendências e o financiamento disponibilizado pelos variados programas que, como o PRR, PT2020 e o que se espera do PT2030”, adianta Paulo Bartolomeu, Managing Partner da Komodo Consulting.

E acrescenta que “é fulcral que os municípios tenham a capacidade para poder identificar as soluções que vão incrementar a qualidade de vida aos seus cidadãos. É isto que o InDigital pretende atingir, agilizar e facilitar a descoberta e implementação de soluções de valor por parte dos municípios nacionais e para os Portugueses. Queremos que este programa seja visto pelo município como o 'braço' de procurement de inovação e um apoio ao seu trabalho”.

Para os municípios que queiram juntar-se ao InDigital, as candidaturas já estão abertas. As empresas e universidades com interesse em fazer parte das soluções e desafios das autarquias, podem também candidatar-se através de um pré-registo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.