Multicert prepara IV Edição do Secthon

A Multicert está a preparar a IV Edição do Secthon, uma maratona de white hacking, ou ethical hacking, que tem como objetivo promover disseminar a consciencialização em cibersegurança entre os jovens universitários, ao mesmo tempo que promove talentos

Multicert prepara IV Edição do Secthon

No próximo dia 15 de março, na Câmara do Comércio, em Lisboa, a Multicert desafia estudantes a tornarem-se “hackers do bem”. O objetivo do evento é promover e incentivar o white hacking ou ethical hacking, ou seja, formar hackers cujo conhecimento esteja ao serviço da defesa das comunidades, empresas, serviços e indivíduos.

"Este é o evento em Portugal que reune futuros profissionais de segurança digital, universidades de referência, especialistas de referência e parceiros de referência da área", explica Jorge Alcobia, CEO da Multicert.

A competição, que pretende "distinguir, promover e premiar a segurança digital", sublinha Jorge Alcobia, desenvolve-se em modelo hackathon, com provas em que são aplicadas técnicas de pentesting (ciberataque). O objetivo é detetar vulnerabilidades em ambiente de laboratório, numa rede e infraestrutura criada para o efeito pela Multicert.

"Temos condições para promover uma carreira profissional nesta área, e para desenvolver talento especializado, que ficará favorecido se adaptarem o seu percurso académico desde cedo a matérias de segurança digital", frisa o CEO da Multicert, referindo que a competição dará, aos seus participantes, "visibilidade sobre o trabalho efetuado diariamente, numa outra dimensão, por profissionais da Multicert, que se ocupam de desafios reais que afetam pessoas, negócios e empresas".

Com a Secthon, a Multicert quer também ajudar a consciencializar os mais jovens para a importância da cibersegurança. "Apesar se serem sensíveis a temas de cibersegurança, e de alguns investirem nesta área, estão a iniciar um caminho de preparação que os levará a entender a cibersegurança através de uma abordagens sistémica compreensiva, que vai desde o mundo fisico, ao digital, até ao conteúdo da informação. Tem sido um desafio disseminar esta perspectiva mais larga da cibersegurança aos jovens", revela Jorge Alcobia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.