Branded Content

5 recomendações para modernizar a sua infraestrutura TI

A modernização da infraestrutura TI é um caminho que a maioria das empresas está disposta a percorrer. A grande questão é: como fazê-lo?

5 recomendações para modernizar a sua infraestrutura TI

Apesar de estarem conscientes da importância da modernização da sua infraestrutura TI, a maioria das organizações concentram a sua atenção em novas tecnologias antes de avaliar, racionalizar e simplificar os seus ativos e sistemas já existentes. Implemente uma infraestrutura que possibilite um bom desempenho, uma gestão mais simples e um custo mais baixo. Conheça as nossas 5 recomendações para ter uma infraestrutura TI avançada na sua empresa de forma a alcançar resultados otimizados. 

 

1: Analisar a atual infraestrutura TI 

Provavelmente a infraestrutura encontra-se ineficiente com propagação aleatória de equipamentos na rede. Nesta primeira etapa é necessário fazer um levamento da situação atual para perceber como se poderá rentabilizar a infraestrutura. 

 

2: Desenvolver ferramentas e gerir processos 

Após a análise de todos os recursos, será necessário interligar toda a infraestrutura TI existente incluindo software, a estrutura propriamente dita e o armazenamento da informação, o que pode implicar a escolha ou aquisição de equipamentos e ferramentas. Esta etapa é fundamental para o sucesso das próximas. 

 

3: Rentabilizar o espaço físico 

A redução do número de espaços físicos ou a melhoria das condições na infraestrutura TI pode trazer vantagens, nomeadamente nos custos imobiliários e na simplificação da sua gestão. Estes processos podem envolver a deslocação do data center, a virtualização e a gestão remota de equipamentos. 

 

4: Modernizar a infraestrutura 

Nesta fase, o objetivo é definir o que pode ser gerido de forma autónoma e, com isso, aumentar ainda mais a eficiência da infraestrutura. Além disso, e de forma a aumentar a produtividade, a tendência é reduzir os recursos físicos e baixar assim o custo total. 

 

5: Racionalizar recursos lógicos 

Com o número de recursos físicos reduzido, o passo seguinte é simplificar os recursos lógicos existentes na infraestrutura da organização, quer em termos de quantidade, quer em termos do tipo de recurso, com vista a aumentar consideravelmente a segurança. Trata-se de um processo contínuo à medida que novos desafios são inseridos na infraestrutura TI da empresa. 

Deve ainda automatizar e organizar processos baseados em regras para reduzir os riscos e acelerar a prestação de serviços TI. Depois de concluir estes processos, a operacionalização do negócio será feita certamente de uma forma mais simples e rápida. 

Transforme o modelo operacional TI para acelerar a inovação e aumentar a agilidade do seu negócio com a ajuda da Decunify. Contacte-nos!

 

Branded Content

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.