Branded Content

O futuro é agora

O período entre a criação da prensa móvel por Guttenberg e a democratização dos livros levou alguns séculos.

O futuro é agora

Com base nisto, tenho a certeza de que os nossos antepassados seriam incapazes de acreditar que a capacidade de armazenamento dos nossos telemóveis superaria o computador que levou o homem à Lua e tampouco na existência de uma assistente digital inteligente. Diferente de todas as outras revoluções industriais que passámos, esta cresce de forma exponencial e combinatória. Ou seja, os avanços tecnológicos são muito rápidos e estão integrados em todos os setores da nossa sociedade, desde a energia, os transportes, as comunicações e os meios de comunicação social, até à medicina, saúde, alimentação e energia. É um facto: o futuro chegou.

Este ano tivemos uma experiência única: vimos o mundo parar. Da noite para o dia, a pandemia COVID-19 desconstruiu todas as noções de normalidade e obrigou-nos a encontrar novas maneiras para interagir de forma afetiva, produtiva e segura, mesmo em distanciamento social. Ainda que tenhamos sofrido muitas perdas durante este processo, foi magnífico perceber os benefícios que a tecnologia trouxe à humanidade nos últimos anos. Graças a esta expansão tecnológica foi possível desfrutar uma nova rotina familiar, profissional e cultural mesmo num mundo pandémico. Visitámos museus, assistimos concertos, estudámos, fizemos muitas reuniões, treinámos, comprámos, e celebramos marcos como aniversários, tudo isto, online.

Foi um ano muito desafiador para todos, inclusive para a Informantem como provedora, facilitadora e consultora de soluções e serviços de Tecnologias de Informação (TI) e de Sistemas de Informação (SI). De cada dez empresas a nível global, seis decidiram acelerar a sua transformação digital durante a pandemia. E à medida que a demanda aumentava por parte dos nossos clientes, percebíamos de forma extrema o nosso diferencial no mercado, alavancado pela consistência dos nossos valores – adaptação, relacionamento humano, segurança e entusiasmo – conhecimento aplicado e posicionamento geográfico; Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil e Dubai.

Foi durante o Estado de Emergência que a Informantem desenvolveu uma solução global, baseada numa infraestrutura de Data center Container standard da Rittal, um dos mais conceituados fabricantes mundiais de data centers, para o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Este projeto coordenado pela Informantem ratificou a agilidade operacional e as nossas alianças estratégicas mesmo em situações extremas. É a partir desta rede de alianças estratégicas (como o caso da HP e HPE, Samsung, Cisco, Apple, IBM, Lenovo Lexmark, Microsoft e Oracle) e a alta qualificação dos nossos colaboradores, que podemos oferecer propostas de valor capazes de identificar e solucionar os objetivos transformacionais do cliente e gerar impacto a partir da nossa experiência. Com o avanço do teletrabalho, por exemplo, identificámos que a mobilidade sem segurança não cumpre seu propósito. Então, fomentámos soluções mais completas de gestão de dispositivos, serviços de Cloud e Cibersegurança, para que todos pudessem recriar a partir de casa o ambiente seguro, produtivo e dinâmico do trabalho.

Mesmo com a chegada do futuro e o crescimento exponencial e integrado da tecnologia, algo não mudou: a necessidade generalizada de conexão humana. Neste período histórico de incerteza, movimentos humanistas ganharam mais voz ao redor do globo e valores como diversidade, sustentabilidade e equidade finalmente impactaram e transformaram os setores. Vimos a Cisco, Oracle, Microsoft e os principais players das redes sociais aderirem, na linha de frente da sua comunicação, não só a 4ª onda do feminismo, mas também ao antirracismo. Se a tecnologia é um meio disruptivo para alcançarmos o bem-estar humano, a transformação definitivamente começará por nós.

E este ano de 2020, permitiu-nos separar, ao longo de toda a cadeia produtiva, as marcas que levaremos para a nossa vida (ou não). Foi com este nível de maturidade corporativa, perceção às mudanças do mercado e consciência de comunidade, desenvolvida ao longo destes quase 25 anos de mercado, que a Informantem se reestruturou internamente e criou o departamento de marketing. Pois se a transformação digital e cultural acontece lado a lado e necessita ser revisada de forma contínua, a adaptação e a inovação também acontecem de dentro para fora.

Diante disto, terminamos este ano realizados pelos desafios que enfrentámos, avançámos pelo segundo ano com o projeto Reseed a plantar 500 árvores, e estamos muito esperançosos por um melhor normal. Pois se o futuro é agora e criado por nós, que sejamos os facilitadores através da tecnologia para gerar negócios mais humanos, rentáveis, seguros e sustentáveis.

Keep IT simple!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Informantem

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 29 Janeiro 2021

IT INSIGHT Nº 29 Janeiro 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.