Museu da Água lança aplicação de realidade aumentada

A EPAL disponibilizou uma aplicação gratuita desenvolvida pela NextReality que permite explorar a história dos monumentos do Museu da Água e melhorar a experiência do visitante com realidade aumentada

Museu da Água lança aplicação de realidade aumentada

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) anunciou a disponibilidade de uma aplicação que permite conhecer com mais detalhe os monumentos do Museu da Água. A aplicação chama-se “Museu da Água” e foi publicada na passada semana nas lojas de aplicações da Google e da Apple.

Com esta aplicação, os visitantes têm acesso a informação pormenorizada do Museu da Água e a dados sobre os seus espaços culturais. Concebida para o público nacional e para visitantes estrangeiros, a app desenvolvida pela NextReality conta com tecnologia de realidade aumentada (RA) para destacar elementos em três dimensões e conferir voz a personagens históricas – argumentos que permitem valorizar o património do museu e enriquecer a visita com elementos interativos que dão vida à história e que melhoram a experiência do visitante.

A aplicação conta com uma ampla oferta de informações e animações de Realidade Aumentada que ajudam a conhecer melhor as histórias dos monumentos que fazem parte do museu. O museu tem os seus vários monumentos dispersos por Lisboa: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe D´Água das Amoreiras, a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e o Reservatório da Patriarcal.

Os visitantes destes locais podem aceder a conteúdo enriquecido com realidade aumentada utilizando a câmara do seu smartphone e vendo as animações no ecrã deste equipamento. A experiência é muito intuitiva e revoluciona a experiência do utilizador, conferindo literalmente uma nova dimensão à visita: podemos agora aceder a janelas para o passado do aqueduto, a uma reprodução de todo o aqueduto em holograma e a várias personagens holográficas que nos explicam o contexto de várias das peças em exposição.

Além de oferecer uma experiência melhorada com realidade aumentada, a aplicação disponibiliza ainda notícias sobre o museu, a agenda cultural, imagens, histórias inéditas sobre algumas personagens da história nacional e dados sobre exposições e informações sobre visitas aos monumentos, entre outras funcionalidades.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.