Intel leva inteligência artificial ao edge da rede

Com a Movidius Myriad X, a nova Unidade de Processamento de Visão (VPU) da Intel, o fabricante pretende dotar de inteligência artificial drones, câmaras inteligentes e dispositivos de realidade virtual.

Intel leva inteligência artificial ao edge da rede

A Intel identifica a Myriad X como o primeiro Sistema sobre Chip (SoC) do mundo a integrar um Neural Compute Engine dedicado de modo a acelerar as conclusões da aprendizagem profunda a nível local.

O Neural Compute Engine é um bloco de hardware sobre chip concebido especificamente para utilização em redes neurais profundas de alta velocidade, com baixo consumo, sem que tal afete a sua precisão. O objetivo é que entregar mais autonomia a um amplo conjunto de dispositivos, de diversas categorias: dos drones à robótica, passando pelas câmaras e pelos dispositivos de realidade virtual. Com a Myriad X, diz a Intel, estes conseguirão ver, entender e responder àquilo que os rodeia, em tempo real, sozinhos.

A arquitetura da Myriad X é capaz de proporcionar 1 TOPS (biliões de operações por segundo — trillion operations per second) de rendimento informático nas deduções de redes neurais profundas.

Com a capacidade de oferecer um rendimento total de mais de 4 TOPS, o tamanho reduzido e o processamento incorporado tornam esta unidade indicada para soluções de dispositivos autónomos. Além do Neural Compute Engine, a Myriad X combina o processamento visual, imagens, e inferências de deep learning em tempo real com processadores vetoriais VLIW programáveis de 128-bit, isto é, capazes de correr múltiplas aplicações de imagens e de visão em simultâneo com a flexibilidade de 10 processadores vetoriais otimizados para workloads de visão.

Esta nova VPU permite ainda a conexão com câmaras de mais de 8 HD de resolução RGB, com 16 faixas MIPI incluídas no seu conjunto de interfaces, para processar até 700 milhões de pixels por segundo.

Com recurso a mais de 20 aceleradores de hardware, a Myriad X permite realizar tarefas como o fluxo ótico e a profundidade estereoscópica, sem adicionar uma carga informática adicional. A arquitetura de memória sobre chip centralizada permite até 450 GB por segundo de largura de banda interna, diminuindo a latência e reduzindo o consumo energético, graças à minimização da transferência de dados para ambientes externos ao do processador.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.