Iniciada a libertação da faixa dos 700GHz para 5G

A primeira medida a larga escala para implementação do 5G começou na quarta-feira, dia 27 de novembro, com a migração dos serviços de TDT do emissor de Odivelas Centro

Iniciada a libertação da faixa dos 700GHz para 5G

No âmbito da migração dos serviços de TDT da faixa dos 694-790 MHz para a dos 470-694 MHz, a decorrer no próximo ano, a ANACOM levará a cabo, em regime de teste-piloto, a implementação desta medida no emissor de Odivelas Centro, que abrange o concelho de Odivelas, as freguesias de Santa Clara, Carnide e Lumiar, em Lisboa, e da Encosta do Sol, na Amadora.

Os utilizadores desta área que usem o canal 56 terão então de fazer a sintonização dos seus equipamentos para o canal 35.

Esta alteração é feita no âmbito da decisão 2017/899 do Parlamento Europeu relativa à utilização da faixa de frequências de 470-790 MHz na União Europeia, segundo a qual os Estados-Membros devem proceder à disponibilização da faixa de 694-790 MHz para serviços de comunicações 5G até 30 de junho de 2020.

Feito este teste, será dado início à migração dos restantes emissores a partir de fevereiro do próximo ano, “de forma gradual, num processo que demorará cerca de seis meses”, segundo um comunicado anterior da ANACOM, a começar do sul para o norte do país, terminando nas regiões autónomas.

O processo de alteração da rede TDT não vai abranger a totalidade dos utilizadores: é estimado que até 40% não sejam afetados, visto os canais 40, 42, 45, 46, 47 e 48 serem emitidos em frequências abaixo 700 MHz, não requerendo assim a modificação dos respetivos emissores.

Para assinalar estas mudanças, decorreu nos Paços do Concelho de Odivelas uma sessão com o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, e o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.

Em preparação para este evento, a ANACOM realizou também um roadshow de sensibilização para informar as populações afetadas sobre como fazer a sintonização dos seus dispositivos para a nova frequência. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.