Branded Content

EVONIC revoluciona conectividade dos SIMAS

A EVONIC foi escolhida pelos SIMAS de Oeiras e Amadora para implementar as suas soluções de WiFi, gestão de rede e segurança Aruba de forma a capacitar a infraestrutura wireless da organização para a transformação digital

EVONIC revoluciona conectividade dos SIMAS

Os SIMAS de Oeiras e Amadora levam água a mais de 350 mil pessoas nestes dois concelhos e, como tantas organizações, tem vindo nos últimos anos a procurar tomar partido da digitalização para o fazer, tanto a nível interno como dos serviços.

Contudo, a infraestrutura wireless existente impunha muitas limitações a esta jornada de transformação digital, o que levou os SIMAS a decidir pela sua renovação, contratando para esse efeito a EVONIC, cuja proposta baseada em soluções Aruba se revelou a mais indicada para os desafios em questão.

 

 

O desafio 

Com o crescimento da digitalização e a consequente necessidade de implementar ferramentas para agilizar tanto os seus processos internos como o serviço ao cliente, as soluções de conectividade implementadas anteriormente nos SIMAS começaram a revelar-se insuficientes. Isto deveu-se a problemas de cobertura e por performance inadequada, levando a que os seus colaboradores e clientes não utilizassem as ferramentas digitais disponíveis. Adicionalmente, a segurança era outro fator desafio, dado a infraestrutura anterior não ter sido concebida para os serviços digitais que os SIMAS precisavam de oferecer, esta não tinha as salvaguardas adequadas para garantir a segurança de acesso aos mesmos. Por outro lado, vinha a ser agravado pelo facto de os SIMAS serem um prestador de serviços essenciais, exigindo especial cuidado nos acessos às redes informáticas.

A grande diversidade de utilizadores da rede SIMAS torna a questão da segurança ainda mais complexa, requerendo uma solução que permitisse a gestão inteligente dos acessos. Estes foram os principais motivos que levaram os SIMAS a submetessem à concorrência do mercado uma solução tecnológica para a renovação da sua infraestrutura de Wi-Fi, ao qual a EVONIC respondeu com um conjunto de soluções Aruba para atender a estas necessidades.

 

A solução 

No total, a EVONIC instalou AP Aruba em cinco edifícios nos concelhos de Oeiras e Amadora, incluindo o edifício sede e a nova central de Leceia – na altura ainda em construção – bem como uma solução de acesso remoto em seis veículos da frota, permitindo aos técnicos no terreno uma ligação simples e segura aos sistemas dos SIMAS.

Para gestão da rede, a EVONIC implementou o Aruba AirWave, possibilitando uma visibilidade total sobre a utilização da infraestrutura de rede wireless.

Adicionalmente, e de forma a responder aos requisitos de segurança do projeto, a EVONIC implementou ainda a solução ClearPass Policy Manager da Aruba, que simplificou a atribuição de perfis de acesso aos utilizadores tendo em conta o tipo de dispositivo e a localização a partir dos quais a ligação é iniciada.

Para a comunicação entre os técnicos no terreno e os sistemas dos SIMAS, anteriormente feita diretamente através de GSM e de uma VPN, a nova solução de VPN baseada em IAP permite que os técnicos no terreno acedam recursos corporativos dos SIMAS. Assim, esta solução alia a segurança à facilidade de uso, sem necessidade de colocar os serviços na Internet nem obrigar o utilizador a estabelecer ligação VPN com a sede.

 

Os resultados

As soluções da Aruba mostram ser ideais para os desafios desta instalação. Os testes de funcionamento, realizados no edifício da sede, foram tão bem-sucedidos e a tecnologia tão simples de utilizar que os SIMAS decidiram migrar de imediato para produtivo, substituindo a 100% a solução anterior no espaço de dois dias após início dos testes da nova solução. A performance, robustez e segurança da sua nova infraestrutura wireless permitiu que os SIMAS pudessem dar acesso a mais pessoas de forma mais segura, tirar melhor partido das suas ferramentas digitais, tanto a nível corporativo e operacional como dos serviços, e desenvolver novas aplicações sem constrangimentos de conetividade E efetivamente, os acessos à rede Wi-Fi registam um crescimento exponencial após a mudança.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Evonic

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.