Como agilizar o negócio com uma gestão inteligente dos dados

Como agilizar o negócio com uma gestão inteligente dos dados

A proteção dos dados nunca foi tão importante. A nossa informação pessoal é constantemente utilizada e partilhada, desde a compra de bens e serviços até ao diagnóstico de doenças, à gestão de empresas, governos e economias - e nunca foi tão vulnerável a fugas, ameaças e perdas irreparáveis. O que antes era uma preocupação discreta dos CIO, CISO ou CLO é agora um imperativo para qualquer organização

Como sabemos demasiado bem, o surgimento de ransomwares e outras ameaças à segurança pôs-nos todos em sentido. A isto acresce a exigência de que as empresas cumpram os numerosos regulamentos sobre dados e privacidade, impostos em todo o mundo, incluindo, de acordo com a ONU, a legislação de 128 países. E como se isto não fosse suficientemente desafiante, há ainda o facto incontornável de que os dados agora estão em todo o lado: no local, na cloud e, devido à pandemia, cada vez mais em dispositivos remotos e pessoais.

Trabalhar em conjunto para gerir os dados

Isto não só aumenta o perfil de risco e a exposição de uma organização, como coloca uma enorme pressão sobre os profissionais de TI, de segurança e dos departamentos legais, que devem navegar nestas complexidades para proteger organizações, clientes e comunidades. Isto requer formação adicional, competência técnica e uma mudança significativa na forma como trabalhamos em conjunto para gerir os dados.

À medida que os mundos das TI, segurança e regulamentação colidem, uma manta de retalhos de múltiplos fornecedores de soluções de TI e segurança torna as coisas mais difíceis. Em vez disso, as organizações precisam de uma arquitetura e uma abordagem unificadas para proteger os dados dos seus colaboradores, clientes e cidadãos.

Simplicidade e eficiência

A implementação de uma plataforma mais abrangente de gestão inteligente de dados ajuda os profissionais de TI e de segurança a identificar as fontes de dados ao longo de todos os seus sistemas e a simplificar a organização dos mesmos, independentemente de onde se encontrem e de como são geridos. Isto permite às empresas detetar atividade anómala e vulnerabilidades, remediar riscos, reduzir dados redundantes e implementar políticas automatizadas para proteger dados e cumprir regulamentos globais de privacidade e requisitos de conformidade.

Uma plataforma inteligente de serviços de dados é a melhor abordagem para mitigar a exposição e o risco e para se estar preparado para este ambiente regulador global em constante evolução. 

Embora a tecnologia desempenhe em tudo isto um papel crítico, a gestão inteligente da privacidade dos dados e dos riscos começa com o estabelecimento de uma equipa multifuncional de especialistas e parceiros com a mentalidade certa para desenvolver um plano e executar uma estratégia personalizada.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

IT INSIGHT Nº 39 Setembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.