Lidl agiliza produtividade com sede mais inteligente e conetada

A implementação de tecnologias de mobilidade, data center e office network da Cisco ajudaram a cadeia de supermercados a transformar a sua sede num espaço mais inteligente e adaptado às novas formas de trabalhar

Lidl agiliza produtividade com sede mais inteligente e conetada

Localizada no Linhó, em Sintra, a sede do Lidl tem mais de 40 mil metros quadrados e um edifício composto por duas torres, cada uma com quatro pisos. Além de áreas de trabalho e salas de reunião, o complexo aloja um conjunto de infraestruturas e serviços que dão apoio aos mais de cinco mil colaboradores que trabalham no Lidl Portugal, na sede e em vários pontos do país.

“A constante adaptação do Lidl Portugal às melhores práticas de mercado e à criação das melhores condições de trabaho possíveis para os seus colaboradores exigiu a criação de uma solução complexa”, refere Dionísio Santos, diretor de tecnologias de informação do Lidl Portugal. As soluções implementadas combinam hardware, software e serviços, em mobilidade, colaboração data center e redes empresariais, potenciando um ambiente inovador. A sede destaca-se ainda pela sua elevada eficiência energética e ambiental. Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco Portugal, realça que “a transformação digital é crítica para as empresas conseguirem ser mais competitivas e eficientes” e que “o Lidl soube reconhecer a importante vantagem competitiva que pode ser com esta transição tecnológica e com a consequente capacidade de identificar novas fontes de valor e crescimento de negócio quando se atua sobre a informação coligada”. A líder da Cisco destaca ainda que as soluções implementadas visam “tornar as experiências mais ricas, gerar novas fontes de rendimento e ao mesmo tempo reduzir custos”.
 

Redes

O Desafio

O Lidl deparava-se, na sua sede, com a necessidade de otimizar e melhorar a capacidade da rede de modo a potenciar a mobilidade através da infraestrutura wireless.

As Soluções

Três soluções da Cisco foram incluídas no desenho de um acesso convergente: Cisco One Policy, Cisco One Management e Cisco One Network. Com a primeira, uma plataforma centralizada de políticas comum para toda a rede Cisco Identity Service Engine (ISE), foi possível obter uma ampla visibilidade em ambiente wired, wireless e acesso remoto, o que simplificou a conceção e implementação de políticas de gestão e segurança.

Simplificar a gestão e operação da rede era também um dos requisitos. Através da Cisco Prime Infrastructure o Lidl conseguiu ter visibilidade a partir duma plataforma central e aceder a uma gestão integrada do ciclo de vida dos equipamentos, bem como monitorização dos serviços disponibilizados pela rede. Por último, a implementação de uma solução de convergência das redes com e sem fios numa infraestrutura simples, inteligente, escalável e aberta, com consistência operacional (a Cisco One Network), permitiu que a infraestrutura wireless tivesse as mesmas caraterísticas de resiliência e escalabilidade que existe numa rede com fios. Deste modo foi possível garantir que o tráfego gerado pelos endpoints pode ser controlado e otimizado no extremo da rede, com base nas políticas de rede e segurança aplicadas.
 

Mobilidade e colaboração

O Desafio

O Lidl tinha o objetivo de se adaptar à era digital, através de um ambiente de trabalho colaborativo e, sobretudo, com a flexibilidade necessária para responder às novas exigências de negócio, com a preocupação de, assim, reter talento. Melhorar a experiência de utilizador de cada colaborador, em nome de uma maior mobilidade, era um desejo.

As Soluções

Foi possível facilitar experiências móveis, personalizadas e diferenciadas, com base na conetividade móvel e na analítica da informação em tempo real, proporcionadas pela Cisco Connected Mobile Experience. Foi também possível reduzir custos de deslocação e melhorar a produtividade com duas soluções de telepresença face-to-face, através de sistemas de conferências e salas customizadas, para uma experiência mais imersiva.

Tal foi possível graças a terminais de vídeo de 42 polegadas (MX800, 300, 200 e Sx20) e à Cisco Telepresence Management Suite, que possibilita uma gestão integrada dos serviços de telepresença. Dionísio Santos realça que as soluções implementadas pela Cisco permitem aos mais de cinco mil colaboradores do Lidl em todo o país “não só terem disponibilidade e rentabilidade totais da parte dos sistemas de TI, como também trabalharem à distância sem qualquer tipo de esforço, um aspeto muito importante para uma empresa global que tem também várias unidades de negócio em Portugal”.
 

Data Center e Segurança

O Desafio

O Lidl necessitava de responder com fiabilidade, resiliência e escalabilidade às exigências tecnológicas do data center e, também, de desenvolver o seu negócio através de uma rede que fosse fiável e segura.

As Soluções

Para dotar a rede da robustez necessária, a Cisco implementou a arquitetura Nexus-Unified Fabric, composta por switches modulares (Nexus 7000). Através desta é disponibilizado um conjunto de recursos com base no sistemas operativos da Cisco (NX-OS). Os equipamentos permitem elevada densidade de portas 10, 40 e 100 Gigabit Ethernet. Com o recurso a soluções de visibilidade implementadas, foi possível garantir a disponibilização da informação necessária a uma gestão da atividade em tempo real e em conformidade com os elevados padrões de segurança necessários ao suporte da atividade do Lidl.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!