Garcias diminui tempo de preparação de cargas com solução Eye Peak, da PRIMAVERA

Líder nacional no mercado da distribuição de vinho e bebidas espirituosas, a Garcias SA conseguiu diminuir em 67% o tempo médio de preparação das cargas de três para uma hora com a solução de WMS Eye Peak

Garcias diminui tempo de preparação de cargas com solução Eye Peak, da PRIMAVERA

Mais de 300 fornecedores. Perto de 8 mil clientes. Uma frota de 150 viaturas. Estava criado o cenário para uma enorme complexidade logística. Porém, com a solução de WMS Eye Peak, os processos logísticos na Garcias são mais simples, desde o momento da entrada da mercadoria, até à expedição para o cliente.

A solução mostra visualmente qual o espaço disponível em armazém e apresenta uma sugestão automática de arrumação. Ao arrumar a mercadoria, o operador localiza o artigo no Eye Peak e procede à respetiva caraterização. Com a mercadoria bem organizada no armazém, a preparação das cargas tornou-se muito mais rápida, e o trabalho dos operadores mais eficiente.

Principais objetivos

- Otimizar os processos de arrumação da mercadoria

- Aumentar a rapidez do picking

- Rentabilizar o trabalho dos operadores em cada rota

- Aumentar a eficiência das entregas

- Prestar um serviço cada vez mais diferenciador aos clientes


Solução

- Integração da solução Eye Peak com o ERP PRIMAVERA
 

Benefícios

- Arrumação simples e prática da mercadoria

- Otimização do espaço disponível no armazém

- Mais produtividade dos operadores na preparação das encomendas

- Aumento da eficiência na preparação das cargas

- Rentabilização do trabalho dos operadores de armazém

- Arrumar a mercadoria no armazém tornou-se mais simples
 

Cerca de 8 mil referências. Um labirinto de corredores com cerca de 10.000 m2. Estruturas de arrumação verticais a perder de vista.

Rápida adaptação dos operadores à solução

O layout simples e intuitivo do Eye Peak constituiu um fator de sucesso. Os operadores rapidamente se adaptaram à solução e de imediato começaram a utilizá-la não só para arrumar a carga através da visualização do espaço livre de armazenamento, como para satisfazer as encomendas num curto espaço de tempo, consultando a rota e o mapa de carga.

Instalado em todos os equipamentos de picking da Garcias, o Eye Peak é hoje o melhor aliado dos operadores de armazém. O Diretor de Sistemas sublinha a facilidade de utilização como um dos grandes benefícios e uma das razões do sucesso do projeto. “O Eye Peak é muito fácil de usar. Os operadores adaptam-se muito bem. Mesmo para quem nunca trabalhou com um WMS, basta um ou dois dias de acompanhamento para se tornarem completamente autónomos e eficazes no uso da solução”, aponta Fernando Sousa.

Benefícios ao longo de toda a cadeia logística

Agilidade na receção, conferência e armazenamento Com o Eye Peak, a receção, conferência e armazenamento da mercadoria foram simplificados. A integração com o ERP PRIMAVERA otimizou o controlo das compras a fornecedores e respetiva conferência e armazenamento.
 

"O Eye Peak facilita o manuseamento da carga e a identificação das localizações onde a mercadoria está arrumada, sendo muito fácil obter uma rota para preparação das encomendas para expedição. O picker vai direto às localizações recolher a mercadoria, sem perdas de tempo nem voltas desnecessárias no armazém”

Através de um visualizador 2D é fácil identificar o espaço para armazenamento. “É muito prático termos uma visão global da ocupação do armazém, pois não perdemos tempo à procura de uma localização disponível. A solução disponibiliza essa informação automaticamente e atualizada em tempo real”, esclarece Fernando Sousa.

Picking mais célere e mais eficiente

O compromisso de efetuar entregas entre 24 a 48 horas após a receção da encomenda obriga a celeridade nos processos. Com o Eye Peak, a satisfação das encomendas passou a ser mais rápida. Os operadores consultam nos equipamentos portáteis a informação sobre as encomendas, assim como a rota a percorrer dentro armazém e respetivas quantidades para efetuar a carga.

O tempo de preparação para expedição diminuiu drasticamente, passando de uma média de três horas para uma hora. O Eye Peak permitiu rentabilizar a própria frota.

“Os carros saem muito mais depressa para a distribuição. Ganhou-se muito tempo”, remata o diretor de SI. Processos mais rigorosos Os processos de compra passaram a estar controlados numa plataforma online, assegurando uma gestão eficiente de fornecedores, assim como rigor e rapidez na conferência da mercadoria. Passou a ser possível controlar as atividades de armazém em tempo real, sendo mais fácil consultar no sistema de picking o estado das ordens de trabalho, contribuindo para uma maior eficiência global da Garcias.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.