Analytics e Business Intelligence são prioridade de investimento para CIOs

O Estudo Internacional CIONET “Key European IT Management Trends 2016”, conduzido pela CIONet, analisou as principais preocupações de gestão de tecnologias dos CIOs e as suas prioridades de investimento

Analytics e Business Intelligence são prioridade de investimento para CIOs

Este estudo inquiriu mais de dois mil CIOs e 579 organizações, as quais representam 26 países europeus, entre os quais Portugal.

Foram colocadas três questões fundamentais aos auscultados: "quais as principais preocupações dos CIOs em termos de gestão de IT?"; "Quais a direção tomada pelos CIOs em termos de investimento em tecnologias?" e "Como é que os CIOs ocupam o seu tempo e com quem?".

No que diz respeito às preocupações de gestão de tecnologias a nível europeu, os CIOs admitem que a sua prioridade número um de investimento se situa em tecnologia de analytics de business inteligente (BI). Isto já não é propriamente uma novidade: há sete anos que  estas tecnologias são nomeadas pelos CIOs como prioritárias, embora de 2015 para 2016 tenhamperdido 10% dos votos dos CIOs, passando de cerca de 40% para 30%.

De seguida encontram-se os sistemas de ERP que, enquanto veículos de redução de custos e otimização de processos, têm vindo a manter o seu nível de importância ao longo dos últimos cinco anos e 2016 não foi exceção.

No terceiro lugar das preocupações de investimento dos CIOs está o desenvolvimento de software, que tem vindo a assumir crescente relevância desde 2012, com tendência a um ligeiro aumento.

Em que atividades empresariais os CIOs aplicam a maior parte do seu tempo? Os resultados apresentaram um elevado nível de dispersão por várias atividades, de entre as quais se destacam as duas atividades que mais tempo ocupam aos CIOs, a nível europeu - Operações de IT e relação com o o LoB (Line of Business). Nas que menos tempo ocupam aos CIOs destacam-se a relação com vendors, atividades estratégicas e desenvolvimento de software aplicacional.

O estudo concluiu também que o c-level com que o CIO mais se relaciona é com o COO (Chief Operations Officer), seguido pelo CFO (Chief Financial Officer) e CEO (Chief Executive Officer), sendo que o CMO é aquele com que o CIO menos se relaciona, embora a tendência seja para que a relação entre CIO e CEO venha a crescer.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.