Polícia Judiciária junta-se a iniciativa “No More Ransom”

O projeto “No More Ransom” teve início há três meses e pretende melhorar o nível de cooperação entre a polícia e o sector privado na luta contra o ransomware. Portugal junta-se agora, através da colaboração da Polícia Judiciária

Polícia Judiciária junta-se a iniciativa “No More Ransom”

Juntamente com Portugal, aderiram ao “No More Ransom” entidades de segurança de outros 12 países, tais como a Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Colômbia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Espanha, Suiça e Reino Unido.

A colaboração traduz-se na extensão de ferramentas livres de descodificação para ajudar ainda mais vítimas a libertar os seus dispositivos e desbloquear informações enquanto se atacam os hackers onde estes são mais sensíveis: nos seus benefícios, porque ficam sem os resgates. Os objetivos dos projeto são compatíveis com a Eurojust e com a Comissão Europeia, o que mostra a preocupação da União Europeia perante a crescente ameaça do ransomware.

A campanha "No More Ransom" teve início a 25 de julho de 2016, na sequência de um acordo entre a Polícia Nacional da Holanda, a Europol, a Intel Security e a Kaspersky Lab, cujo objetivo era melhorar o nível de cooperação entre a polícia e o sector privado na luta contra o ransomware. O seu maior objetivo é oferecer um recurso útil às vítimas, através de um portal, onde podem encontrar informação sobre o que é o ransomware, como funciona e como se podem proteger dele.

“A presente iniciativa insere-se na aposta que deve ser feita no combate ao cibercrime, e a assinatura de parceria constitui-se como uma iniciativa importante da Policia Judiciária no tema da cooperação internacional, sempre norteada por objetivos muito claros e diretamente ligados às necessidades da investigação criminal, ou seja: acautelar a possibilidade de identificação de autores de crimes “on-line” cuja ameaça é crescente, e por outro lado, contribuir para uma informação esclarecida das vítimas de Ransomware, nomeadamente recuperando a sua informação e dados pessoais, protegendo e acautelando futuros ataques e informando que não devem participar, ainda que inadvertidamente, no financiamento de grupos de crime organizado”, comenta o Dr. José Almeida Rodrigues, diretor Nacional da Polícia Judiciária.

Esta iniciativa conseguiu já, em apenas três meses, ajudar 2.500 vítimas a decifrarem os seus dados com êxito, sem terem de pagar aos atacantes e utilizando as principais ferramentas de descodificação da plataforma (CoinVault, Wildfire e Shade). Segundo avança a Kaspersky, o resultado foi que os hackers deixaram de cobrar resgates com um valor total estimado em mais de 900 mil euros.

“A Europol está totalmente comprometida em fazer crescer o apoio ao projeto No More Ransom tanto na U.E. como a nível internacional, para responder ao ransomware de uma forma eficaz e concertada,” afirma Steven Wilson, diretor do Centro Europeu de Crimes Online. “Apesar de o desafio ser cada vez maior, a iniciativa tem demonstrado que o esforço coordenado para a aplicação da lei na U.E. pode dar lugar a êxitos importantes na luta contra este tipo de crimes online, centrando-se nas áreas chave da prevenção e da sensibilização. Tenho a certeza de que o portal online vai continuar a melhorar nos próximos meses”.

O portal está a trabalhar em melhorias de acessibilidade, tais como várias versões linguísticas, de modo a conseguir facultar suporte ao maior número de pessoas. Numa segunda etapa, o projeto dará as boas-vindas às novas empresas do setor privado que solicitaram a participação no “No More Ransom”.

“A luta contra o ransomware será ainda mais bem sucedida quando as forças de segurança e o sector privado se unirem. Os analistas podem oferecer uma pesquisa ainda mais ampla do malware e também serviços como a exploração da Internet, ajudando a encontrar ligações entre os vários elementos dos dados. Isto permite à polícia localizar os servidores utilizados para executar o ataque. Em alguns casos, a visão dos investigadores também pode ajudar a localizar e apanhar os hackers responsáveis. Os servidores apreendidos podem conter chaves de descodificação e, quando partilhados com empresas do sector privado, isto pode-se transformar em ferramentas que ajudem as vítimas a desbloquear os seus dados sem ter de pagar aos hackers. Basicamente, a troca de informação é a chave para uma colaboração eficaz entre os investigadores policiais e de segurança. Conseguir mais agências policiais de diferentes países a bordo do projeto melhorará a troca de informação operacional, de forma a tornar o combate ao ransomware mais eficaz”, afirma Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky Lab Ibéria.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.