Hackers estão a recorrer mais ao ransomware e a ataques destrutivos

Segundo o IBM X-Force Threat Intelligence Index 2018, apesar de no ano passado se terem registado menos falhas de segurança, verificou-se uma mudança na estratégia dos hackers, mais focados em em ataques que envolvam pagamento de resgate

Hackers estão a recorrer mais ao ransomware e a ataques destrutivos

O IBM X-Force Threat Intelligence Index 2018, levado a cabo pela IBM Security, constatou que o número de falhas de segurança caiu quase 25% em 2017. Contudo, apesar desta queda, o relatório revela também que os cibercriminosos estão a mudar a sua forma de atuação, mais focada agora no lançamento de ransomware e em ataques destrutivos com o objetivo de destruir ou bloquear dados que envolvam a contrapartida de pagamento de um resgate.

No ano passado foram reportados mais de 2,9 mil milhões de registos de segurança que foram comprometidos, representando uma forte descida face aos 4 mil milhões divulgados em 2016. Embora o número de falhas de segurança e de dados violados ainda seja significativo, foi o ransomware a ganhar destaque em 2017, com ataques como o WannaCry, NotPetya e Bad Rabbit a causar caos em todos os setores.

O relatório demonstrou também um salto histórico de 424% nas violações relacionadas com a má configuração da infraestrutura de cloud, em grande parte devido a erro humano: responsável por dois terços dos registos. Além do mais, pelo segundo ano consecutivo, o setor de Serviços Financeiros sofreu o maior número de ciberataques, ou seja, 27% dos ataques em todos os setores.

O IBM X-Force Threat Intelligence Index 2018 tem por base informações e observações de dados analisados ​​através de centenas de milhões de terminais e servidores protegidos em quase 100 países no ano de 2017. O IBM X-Force monitorizou dezenas de milhões de ataques de spam e phishing diariamente, e analisa ainda milhões de páginas e imagens da Web para detetar atividades fraudulentas e casos de abuso de marcas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.