Há um novo ransomware para Android a circular

O Charger, ransomware de dia zero, pede um resgate de 0,2 Bitcoins (aproximadamente 165 euros)

Há um novo ransomware para Android a circular

Os investigadores da Check Point encontraram o Charger na aplicação EnergyRescue, disponível na Google Play Store. Uma vez instalada no terminal móvel, rouba os seus contatos, mensagens SMS e solicita permissões de administrador. Se o utilizador os concede, o ransomware bloqueia o dispositivo e mostra uma mensagem exigindo pagamento, sob a ameaça de vender informação pessoal no mercado negro:

“Você tem que nos pagar, caso contrário iremos vender a sua informação pessoal no mercado negro a cada 30 minutos. Garantimos 100% que todos os seus ficheiros serão restaurados depois de recebermos o pagamento. Desbloquearemos o dispositivo móvel e eliminaremos todos os seus dados do nosso servidor! Desligar o seu telefone não servirá de nada, todos os seus dados estão armazenados nos nossos servidores! Podemos ainda vendê-los para spam, falsificar a sua identidade, cometer crimes bancários, etc. Recolhemos e descarregamos todos os seus dados pessoais. Temos toda a informação sobre as suas redes sociais, contas bancárias e cartões de crédito. Recolhemos todos os dados sobre os seus amigos e familiares”, esta é a mensagem que as vítimas recebem.

O pedido de resgate de 0,2 Bitcoins (aproximadamente 165 euros) é muito mais elevado do que o anteriormente visto até agora nos ransomware móveis. Em comparação, o DataLust pedia apenas euros. O pagamento é feito para uma conta Bitcoin concreta, mas até ao momento não foram detetados quaisquer pagamentos efetuados.

O Charger é uma ameaça muito peculiar, já que em vez de instalar campanhas de publicidade fraudulentas, ataca diretamente a carteira dos utilizadores. À semelhança do FakeDefender e do DataLust, isto pode ser um indicador do maior esforço dos criadores de malware móvel no sentido de se colocarem ao nível dos de ransomware para PCs.

A maioria dos programas maliciosos que se encontram na loja oficial do Google contêm apenas um pequeno executável que posteriormente descarrega o malware completo no dispositivo. O Charger, no entanto, utiliza um envoltório mais pesado, que torna mais difícil que o malware permaneça oculto. Os criadores incluíram técnicas avançadas para aumentar as suas capacidades de evasão e manter-se no Google Play o maior tempo possível. Quando a Check Point descobriu a ameaça, contactou a equipa responsável pelo Android para que eliminassem a app infetada e tomassem as medidas corretas de proteção.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.