Como evitar os ataques DDoS

A Check Point identifica, em seis passos, as práticas que deverão ser adotadas para se conseguir ficar a salvo dos ataques de DDoS que afetaram o Twitter, Amazon, Netflix ou o The New York Times

Como evitar os ataques DDoS

Embora grande parte dos detalhes sobre o ataque que paralisou grandes empresas à escala mundial, a verdade é que existe uma tendência que é facilmente identificável: os ataques DDoS estão mais massivos, mais agressivos e as suas consequências são cada vez mais nefastas. O ataque, que foi perpetrado através da botnet Mirai, propagou o malware através de dispositivos como câmaras e gravadores de DVD.

Enquanto elementos da rede de bots, estes dispositivos enviam pedidos aparentemente legítimos para o sistema alvo e acabam por conseguir colapsá-lo ao ponto de estes não conseguirem desempenhar as suas funções. Neste caso, a função de DYN é proporcionar nomes de domínios que, ao não responder, bloqueiam o funcionamento básico de muitas empresas na Internet.

A Check Point identifica, em seis passos, as práticas que deverão ser adotadas para se conseguir ficar a salvo dos ataques de DDoS.

Desenvolver um plano

A Check Point identifica como essencial uma empresa definir quem é o responsável máximo, que medidas devem ser tomadas, que parceiros podem ajudar, quem contacta as autoridades policiais e quando o deve fazer, quem é o porta-voz da comunicação, etc. Estes pontos devem ser previamente esclarecidos, para se conseguir evitar a tomada de decidões à pressa a meio de um ataque.

Implementar mitigação baseada na cloud

As empresas deverão ter em conta a subscrição de serviços de mitigação de DDoS baseados na cloud, seja através de um fornecedor especializado nestes serviços ou do fornecedor de serviços de Internet. O alcance massivo destes ataques requer os seus conhecimentos e ferramentas para controlar a situação.

Implementar mitigação On-Premises

A utilização de tecnologias de mitigação permite uma deteção atempada que faculta tempo para passar ao serviço de mitigação baseado na Cloud.

Utilizar redes de distribuição de conteúdos (CDN)

Contar com o apoio de serviços CDN para distribuir os conteúdos contribui para reduzir o impacto global de um ataque DDoS.

Contar com vários pontos de presença na Internet

Ter mais de um permite reenviar os pedidos dos utilizadores para outros sites. Desta forma, distribuem-se as operações e reduz-se o impacto global de um ataque DDoS.

Instalar uma solução integral de prevenção de ameaças

É necessário ter múltiplas camadas de deteção e análise de malware para uma deteção atempada e mitigação inicial de ataques DDoS globais, antes de recorrer ao serviço de mitigação baseado na cloud.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.