Cisco lança Programa Global de Bolsas de Cibersegurança e renova certificações

Para colmatar o crescente défice de profissionais de cibersegurança, a Cisco lança o Programa Global de Bolsas de Cibersegurança, que incide na formação de especialistas que consigam acompanhar a era digital

Cisco lança Programa Global de Bolsas de Cibersegurança e renova certificações

Estima-se que em 2019 haverá um défice de dois milhões de profissionais de cibersegurança à escala mundial. Nesse sentido, a Cisco está a traçar uma estratégia capaz de colmatar esta lacuna, através do Programa Global de Bolsas de Cibersegurança, com um financiamento de 10 milhões de dólares. Além do lançamento de programas formativos para os profissionais, a Cisco apresenta ainda melhorias no seu portfólio de certificações de segurança.

O principal objetivo deste Programa Global de Bolsas de Cibersegurança é o de aumentar o número de profissionais especializados em técnicas avançadas de cibersegurança, através de formação, mentoring e certificações alinhadas com as necessidades da indústria, identificadas pelo Security Operations Center Analyst, proporcionando a preparação necessária para responder aos atuais e futuros desafios de segurança de rede.

“A cibersegurança é essencial para ter sucesso na era da transformação digital. Muitos CEOs de todo o mundo acreditam que a sua capacidade para inovar está limitada pelas suas preocupações de segurança na nova era digital", refere Jeanne Beliveau-Dunn, vice-presidente e directora-geral de Serviços na Cisco. "O programa de bolsas foi concebido como primeiro passo para cobrir o défice crescente de profissionais de cibersegurança, inspirando e facilitando a formação de novos talentos de qualquer índole, incluindo veteranos, mulheres e jovens”.

O programa será disponibilizado em colaboração com Parceiros de Formação Autorizados da Cisco (Cisco Authorized Learning Partners) e terá início em agosto de 2016.

Melhorias no portfólio de certificações de segurança

A Cisco acrescentou ao seu portfólio de certificações de segurança a nova Cyber Ops Certification, além de renovar a certificação CCIE Security, facultando novas competências ao nível de especialista e a formação necessária para preparar o pessoal de segurança em matéria de novas tecnologias e ameaças de segurança, incluindo a avaliação de últimas tecnologias de segurança como Advanced Threat Protection, Advanced Malware Protection, Next-Generation IPS, Virtualization, Automation e Information Exchange. Também inclui uma nova avaliação destinada a garantir que os candidatos demonstrem o seu conhecimento e competências em tecnologia de última geração como Network Programmability, Cloud e IoT.

Assim, a renovação da certificação CCIE Security incide no CCNA Cyber Ops, que se foca no posto de analista de segurança que trabalha num Centro de Operações de Segurança (Security Operations Center, SOC), monitorizando sistemas e detetando ataques. A certificação ensina aos profissionais de TI algumas competências-chave necessárias num SOC, trazendo conhecimento sobre como coordenar as respostas. Paralelamente, a CCNA Cyber Ops amplia a atual oferta de certificações associate-level da Cisco entre as quais se incluem a CCNA Security, focada no cargo de administrador de segurança de rede.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.