Cibersegurança: colaboração entre setor público e privado é fundamental

De acordo com um novo relatório desenvolvido pelo Fórum Económico Mundial em colaboração com a The Boston Consulting Group (BCG), apenas através da conjugação de capacidades entre os setores público e privado é que será possível enfrentar as ameaças cibernéticas decorrentes de um mundo cada vez mais digital e conectado

Cibersegurança: colaboração entre setor público e privado é fundamental

Intitulado “Cyber Resilience: Playbook for Public-Private Collaboration”, o relatório tem como principal objetivo promover uma discussão aprofundada em torno da necessidade de estabelecer instituições, normas, políticas e processos que reforcem a colaboração e fortaleçam a “resiliência cibernética”, de forma a salvaguardar a segurança do ciberespaço.

“Não existe uma solução simples, que seja única ou milagrosa neste campo. Mas o progresso iterativo e os ciclos de feedback utilizados na área do desenvolvimento de software podem ser um modelo a ser seguido no sentido de melhorar as políticas”, refere Walter Bohmayr, líder global de Cibersegurança da BCG.

A colaboração entre as diferentes entidades no campo da cibersegurança é desafiante. Com o aumento da preponderância da tecnologia na sociedade, as ameaças cibernéticas ficam mais complexas e impactam cada vez mais pessoas. Contrariamente ao que acontece hoje em dia, onde o diálogo entre líderes nos setores público e privado é, muitas vezes, tenso e desconexo e onde as políticas e prioridades variam consoante os contextos nacionais, uma abordagem eficaz perante estas ameaças requer um diálogo transversal a indústrias e setores, sobre temas que vão desde questões técnicas até questões do foro da ética.

 
Ao analisar as diferentes posições e escolhas políticas através de cinco dimensões-chave - segurança, privacidade, valor económico, responsabilidade e justiça – o Playbook apresenta uma visão completa das implicações, fundamental para um diálogo moderado e informado sobre o tema. Atendendo à importância crescente do tema da “resiliência cibernética” para os decisores, o Fórum procurará estar envolvido nos esforços futuros neste campo nos próximos anos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.