Chief Digital Officer: permitir que os negócios online se transformem

Chief Digital Officer: permitir que os negócios online se transformem

O exponencial aumento da importância de uma estratégia digital nos dias de hoje, tem vindo a assegurar posições como Diretor da Área Digital e Diretor de Estratégia Digital para os líderes seniores das equipas de IT.

Apesar de existirem diversas definições para a função de CDO (Chief Digital Officer – Diretor da Área do Digital), todas elas convergem na promoção da transformação digital nas organizações. Todas as empresas estão a passar por esta transformação e os modelos de negócio estão a ser reajustados, de forma a incluir as novas tecnologias. A função digital deve então ser próxima da liderança da empresa, preferencialmente constituindo a equipa de liderança.

 

Qual a posição do CDO dentro da estrutura corporativa?

Os “Negócios de Sucesso” da atualidade são aqueles que se aperceberam que é essencial dar ao CDO e aos Diretores de Estratégia Digital um lugar na mesa executiva, devido à importância dos fluxos de receita que deles dependem, assim como à sua capacidade de conduzir mudanças na organização. Uma vez que as suas contribuições vão ajudar a definir a futura direção da organização, o seu papel deve alinhar de perto com os interesses do CEO, CFO, COO e de outros membros cruciais da equipa de líderes de uma empresa.

 

Porque precisam as empresas de um CDO?

Há uma década atrás, a maioria das organizações enfrentavam o desafio de encontrar o mix adequado entre o modelo tradicional de negócio e as suas estratégias digitais. Com o passar do tempo, temos visto que as empresas que superaram este desafio da melhor forma e integraram estes dois modelos num só, são aquelas que sobreviveram e prosperaram. Na maioria dos casos, as iniciativas que levaram além das suas competências principais de negócio acabaram por resultar em fracasso. Hoje em dia, a área do digital tem vindo a desenvolver-me além do que seria espectável; ou seja, deixou de ser apenas uma integração bem sucedida do modelo de negócio online e offline. Conceitos centrais, tais como Big Data, análise e privacidade do utilizador, fizeram do Diretor da Área do Digital um membro vital na liderança de uma equipa: alguém que tenha um mandato claro para conduzir a mudança dentro das organizações e permitir que o negócio cresça na vertente do online. Um CDO bem sucedido acaba por ser um arquiteto de mudança, atuando com base numa visão unificadora do futuro da empresa e das suas necessidades e cultura atuais.

 

Como é um CDO bem-sucedido?

Não é de estranhar que um CDO tenha normalmente experiência nas áreas do marketing digital, da tecnologia, e-commerce e estratégia. Para ser bem sucedido, deve  ter a capacidade de criar estratégias efetivas para as mais variadas plataformas digitais, estando sempre alinhado com a estratégia geral da empresa. Experiência prévia empresas líderes na área do Digital como a Google, Facebook, Amazon ou Yahoo não são uma garantia de sucesso, mas de certeza que aumenta exponencialmente as probabilidades.

De qualquer forma, para ser bem sucedido é ainda expectável que um CDO tenha ganho experiência em negócios convencionais: que perceba o que se passa nas áreas funcionais como o marketing e vendas e que traga ainda experiência operacional que envolva responsabilidades de P&L.

Por um lado, a posição de um CDO exige uma enorme capacidade de se adaptar às constantes mudanças, que trabalhe em equipa tanto em ambientes complexos como destruturados, que seja apaixonado pela tecnologia e inovação e que tenha um foco intrínseco para a satisfação do cliente/consumidor.

A tecnologia é uma área que muda diariamente, estando sempre a evoluir, pelo que é crucial que o CDO esteja sintonizado com a forma que os diferentes segmentos da sociedade utiliza e se adapta à inovação das tecnologias. É imperativo que ele ou ela, não só perceba este comportamento, mas que também o consigo prever.

 

Quais as principais considerações a ter quando se contrata um CDO?

Esta é uma posição bastante sénior dentro de uma organização que interfere na sua visibilidade e respetivo impacto, pelo que é necessário reforçar a necessidade de se selecionar e recrutar candidates que possam exceder a performance dos seus atuais e prévios sucessos. Desta forma, torna-se fulcral avaliar o potencial de cada um dos candidatos com base no seu desempenho atual, para que o recrutamento deste perfil seja bem sucedido.

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