Assegurar a continuidade de serviço através de um plano de modernização das suas UPS

Assegurar a continuidade de serviço através de um plano de modernização das suas UPS

Na rotina de manutenção anual à(s) sua(s) UPS (assumo que tem um plano anual de manutenção da sua UPS), é normal que descubra alguns equipamentos que necessitam de atualização, seja um upgrade de firmware, da substituição de alguns componentes ou mesmo da substituição integral por modelos mais recentes, mais eficientes e adequados às suas necessidades.

Partilho, então, algumas ideias chave que poderão fazer a diferença para assegurar o sucesso do seu projeto de modernização dos sistemas UPS.

Faça uma análise cuidada

O primeiro princípio passa por avaliar as necessidades atuais e futuras no que respeita ao sistema de UPS. No geral, deverá preocupar-se em ter uma UPS corretamente dimensionada para garantir a potência e a autonomia adequadas para as cargas que precisa de proteger. Em muitos casos, as empresas instalam UPS e deixam muito espaço para crescimento futuro. Se esse crescimento nunca se materializar, acabam por ficar com uma solução sobredimensionada e, consequentemente, pouco eficiente. Por outro lado, as UPS mais antigas são pouco eficientes quando sujeitas a cargas inferiores para as quais foram dimensionadas. E com sistemas 2N, estão quase sempre nesta condição. Esta ineficiência é puramente um desperdício de dinheiro, de energia e eventualmente sobreocupação de espaço físico, hoje em dia, tão valioso nas instalações. Já as UPS mais recentes mantêm a eficiência mesmo em regimes de cargas baixas. Considere, portanto, estas variáveis quando estiver a avaliar a eventual aquisição ou modernização dos seus sistemas de UPS.
Tenha ainda em atenção as alterações das suas necessidades ou as potenciais mudanças no futuro. Numa altura em que as empresas estão a virtualizar cada vez mais servidores, a mover cargas de TI para prestadores de serviços cloud e a fazerem a migração para infraestruturas do tipo hiperconvergidas, podem reduzir dramaticamente a quantidade de infraestrutura de TI que é necessária proteger. Neste caso, poderá fazer mais sentido substituir as suas UPS atuais por modelos mais pequenos e eficientes, o que significa que o custo da sua substituição não será tão elevado quanto julga e que ainda irá poupar nos custos operacionais ao longo do tempo da sua exploração.

Substituir ou revitalizar

É ainda possível que ao invés de mudar de UPS, possa revitalizar ou modernizar o parque de UPS de que dispõe.
Em alguns casos, a decisão não lhe cabe a si. Se o suporte/manutenção OEM acabou ou não consegue arranjar peças de substituição, não tem grande opção que não seja a substituição da unidade. Noutros casos, o equipamento pode implicar tanta manutenção que simplesmente já não faz sentido gastar mais dinheiro com ele. Ou talvez a UPS já não consiga responder aos seus requisitos em termos de performance, o que implica que já não consegue suportar as cargas de TI para as quais foi adquirida.
Por outro lado, é possível muitas vezes revitalizar uma UPS substituindo alguns componentes que apresentam desgaste com o tempo, de forma a garantir o funcionamento mais eficiente de que já auferiu anteriormente.
A figura 1 mostra os vários componentes que podem ser substituídos, pelo menos em UPS relativamente modernas, adquiridas nos últimos 10 anos. Os elementos mais comuns são:

  • Baterias, que devem geralmente substituir-se de 3 em 3 ou 5 em 5 anos quando em funcionamento normal, ou mais cedo em cenários de funcionamento com temperaturas ambiente elevadas, muito baixas, com grande humidade ou sujidade.
  • Condensadores DC – uma inspeção visual e/ou scan térmico pode detetar potenciais problemas.
  • Ventiladores, especialmente em UPS que recorrem a tecnologia de dupla conversão, que implica um maior esforço na ventilação; esteja atento à exposição do ventilador a a elevadas temperaturas ou alterações no som, potenciais indicadores de que o mesmo não está a funcionar corretamente e poderá parar a qualquer momento.

                                                                      Figura 1

UPS replaceable parts & sub-systems Typical Service Life
Battery strings 3-5 years
DC capacitors 5 years
Fan assemblies 5-7 years
AC capacitors 7 years
Power supply units (PSUs) 10 years
Intelligence modules & controller boards 10-15 years
Inverter assemblies 10-15 years
Static switch 10-15 years
Rectifier SCR 10-15 years
IGBTs (insulated-gate bipolar transistors) 10-15 years

Descubra o parceiro certo

É inteiramente possível que as avaliações supramencionadas ultrapassem as competências do departamento de TI da sua organização ou simplesmente não haja a disponibilidade necessária para lidar com esta temática uma vez que as equipas estão absorvidas com os assuntos core da empresa.
Seja qual for o caso – e apenas tão só para ficar descansado – pondere encontrar um parceiro com quem possa trabalhar. Idealmente, ele deverá avaliar cuidadosamente toda a instalação elétrica da sua empresa e dar-lhe conselhos para as várias considerações de que falámos.
Procure um parceiro que queira trabalhar com o que tem na sua empresa, mudando componentes de uma UPS e utilizando-os noutra sempre que possível. O parceiro deverá ainda detetar potenciais problemas elétricos, assim como avaliar a instalação elétrica para assegurar que esta responde aos requisitos das UPS e às normas legais em vigor.
Seja qual for a sua abordagem a esta questão, certifique-se de que dá às suas UPS toda a atenção que elas merecem e faça upgrade ou substitua as que já não estão à altura do desafio. Não coloque o seu negócio em risco.

 

Aldino Falcão, Services Operations Manager da Schneider Electric

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.