Desenvolver o seu negócio com a ajuda de um Managed Service Provider

Desenvolver o seu negócio com a ajuda de um Managed Service Provider

As tecnologias de informação são hoje ferramentas elementares na transformação de modelos de negócio e na forma como socialmente nos relacionamos. A tecnologia permite que Empresas e Organizações alcancem ou ultrapassem os seus objetivos de uma forma mais flexível e rentável.

No entanto, apenas com uma correta utilização e gestão dos recursos disponibilizados, por esta mesma tecnologia, é possível garantir o retorno do investimento e um melhor posicionamento de mercado face à concorrência.

A constante evolução tecnológica está presente na maioria dos processos de negócio atuais, tornando o mercado cada vez mais ágil e dinâmico. Em contrapartida, esta constante evolução acarreta uma maior complexidade dos sistemas e aplicações, exigindo cada vez mais no que concerne à gestão e operação da infraestrutura.

Independentemente do seu tamanho, as empresas necessitam de tecnologia para operar e competir de uma forma eficiente e eficaz. No entanto, para empresas de menor dimensão o esforço ao nível dos recursos necessários para suportar uma infraestrutura de TI torna-se rapidamente elevado. A maioria das pequenas empresas possui os seus recursos limitados e podem rapidamente ficar sobrecarregados ao nível das tarefas diárias de gestão e operação para ter os seus sistemas e aplicações disponíveis.

A sobrecarga de trabalho pode, em alguns casos, criar neglicência de tarefas importantes como backups, atualizações e segurança, aumentando assim de uma forma exponencial o risco de paragem de serviço e, como consequência, a perda do negócio.

É neste contexto que o papel do Managed Service Provider (MSP) ganha cada vez maior importância no mercado de hoje.

 

O papel do  Managed Service Provider

O Managed Service Provider tem como principal função assumir a monitorização, operação e gestão de uma infraestrutura completa ou um conjunto específico de sistemas de TI.

O Managed Service Provider atua com  uma extensão das equipas do Cliente, assegurando a gestão de ativos, gestão de configurações, gestão de segurança, gestão de alterações, gestão de backup e recuperação de dados, gestão de redes e aplicações, gestão de servidores e sistemas de armazenamento, libertando assim a Empresa de tarefas repetitivas e rotineiras, permitindo que a mesma se foque no seu negócio. Através de processos de monitorização proativa, o Managed Service Provider consegue evitar incidentes e ocorrências de vários tipos de problemas.

 

Porquê optar pelos serviços de um Managed Service Provider?

Pela rapidez na resposta, pela proatividade do serviço, por ser mais barato que outras alternativas. A infraestrutura é gerida de forma eficiente por equipas de profissionais especializados que executam tarefas de operação de acordo com as boas práticas e que possuem  mecanismos e ferramentas de monitorização e alarmística que providenciam uma proatividade no que diz respeito à resolução de possíveis problemas. Todo o serviço é realizado em regimes de turnos, garantindo um horário de 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Tudo isto sem a preocupação da disponibilização e gestão da equipa.

O melhor argumento para valorização de um Managed Service Provider (MSP) é a redução do Custo Total de Propriedade (TCO). Um MSP é tipicamente um fornecedor de serviços com base numa subscrição mensal. Os valores cobrados por um MSP variam normalmente com base:

1) No número de equipamentos; 2) Nível de serviço (Service Level Agreement – SLA) prestado; 3) No tipo de serviço prestado (Monitorização, Operação ou Gestão).

Este modelo de serviço permite às Organizações controlar com maior rigor os custos da operação e permite eliminar necessidades de investimentos em infraestrutura de TI, permitindo assim canalizar o capital da Empresa para o desenvolvimento do próprio negócio.

Um processo de contratação tipicamente realiza-se com uma validação inicial da infraestrutura de TI existente. Neste processo também são definidos todos os requisitos de gestão que ajudaram o Cliente a decidir o âmbito e níveis de serviço a contratar.

O Managed Service Provider é, assim, um parceiro cada vez mais estratégico para o mercado e para as Empresas. Ter uma seleção rigorosa deste fornecedor de serviço, uma seleção adequada dos serviços a contratar e uma negociação correta dos níveis de serviço e resposta pretendidos, são pontos chave para que a Organização usufrua das vantagens que um Managed Service Provider poderá fornecer.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.