As tecnologias de informação são hoje ferramentas elementares na transformação de modelos de negócio e na forma como socialmente nos relacionamos. A tecnologia permite que Empresas e Organizações alcancem ou ultrapassem os seus objetivos de uma forma mais flexível e rentável.
No entanto, apenas com uma correta utilização e gestão dos recursos disponibilizados, por esta mesma tecnologia, é possível garantir o retorno do investimento e um melhor posicionamento de mercado face à concorrência.
A constante evolução tecnológica está presente na maioria dos processos de negócio atuais, tornando o mercado cada vez mais ágil e dinâmico. Em contrapartida, esta constante evolução acarreta uma maior complexidade dos sistemas e aplicações, exigindo cada vez mais no que concerne à gestão e operação da infraestrutura.
Independentemente do seu tamanho, as empresas necessitam de tecnologia para operar e competir de uma forma eficiente e eficaz. No entanto, para empresas de menor dimensão o esforço ao nível dos recursos necessários para suportar uma infraestrutura de TI torna-se rapidamente elevado. A maioria das pequenas empresas possui os seus recursos limitados e podem rapidamente ficar sobrecarregados ao nível das tarefas diárias de gestão e operação para ter os seus sistemas e aplicações disponíveis.
A sobrecarga de trabalho pode, em alguns casos, criar neglicência de tarefas importantes como backups, atualizações e segurança, aumentando assim de uma forma exponencial o risco de paragem de serviço e, como consequência, a perda do negócio.
É neste contexto que o papel do Managed Service Provider (MSP) ganha cada vez maior importância no mercado de hoje.
O Managed Service Provider tem como principal função assumir a monitorização, operação e gestão de uma infraestrutura completa ou um conjunto específico de sistemas de TI.
O Managed Service Provider atua com uma extensão das equipas do Cliente, assegurando a gestão de ativos, gestão de configurações, gestão de segurança, gestão de alterações, gestão de backup e recuperação de dados, gestão de redes e aplicações, gestão de servidores e sistemas de armazenamento, libertando assim a Empresa de tarefas repetitivas e rotineiras, permitindo que a mesma se foque no seu negócio. Através de processos de monitorização proativa, o Managed Service Provider consegue evitar incidentes e ocorrências de vários tipos de problemas.
Pela rapidez na resposta, pela proatividade do serviço, por ser mais barato que outras alternativas. A infraestrutura é gerida de forma eficiente por equipas de profissionais especializados que executam tarefas de operação de acordo com as boas práticas e que possuem mecanismos e ferramentas de monitorização e alarmística que providenciam uma proatividade no que diz respeito à resolução de possíveis problemas. Todo o serviço é realizado em regimes de turnos, garantindo um horário de 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Tudo isto sem a preocupação da disponibilização e gestão da equipa.
O melhor argumento para valorização de um Managed Service Provider (MSP) é a redução do Custo Total de Propriedade (TCO). Um MSP é tipicamente um fornecedor de serviços com base numa subscrição mensal. Os valores cobrados por um MSP variam normalmente com base:
1) No número de equipamentos; 2) Nível de serviço (Service Level Agreement – SLA) prestado; 3) No tipo de serviço prestado (Monitorização, Operação ou Gestão).
Este modelo de serviço permite às Organizações controlar com maior rigor os custos da operação e permite eliminar necessidades de investimentos em infraestrutura de TI, permitindo assim canalizar o capital da Empresa para o desenvolvimento do próprio negócio.
Um processo de contratação tipicamente realiza-se com uma validação inicial da infraestrutura de TI existente. Neste processo também são definidos todos os requisitos de gestão que ajudaram o Cliente a decidir o âmbito e níveis de serviço a contratar.
O Managed Service Provider é, assim, um parceiro cada vez mais estratégico para o mercado e para as Empresas. Ter uma seleção rigorosa deste fornecedor de serviço, uma seleção adequada dos serviços a contratar e uma negociação correta dos níveis de serviço e resposta pretendidos, são pontos chave para que a Organização usufrua das vantagens que um Managed Service Provider poderá fornecer.