Virtualização – Otimização de Recursos de TI

Crie um ambiente de TI eficiente e com grande capacidade de resposta

Virtualização – Otimização de Recursos de TI
Com o aumento da complexidade das infraestruturas e a necessidade de reduzir custos operacionais, assim como melhorar a área de TI, é crescente nas empresas a utilização de soluções de virtualização. A consolidação de um ambiente virtualizado garante um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos que, geralmente, não têm todo o seu potencial utilizado, permitindo flexibilizar a gestão TI e a redução dos custos, fazendo com que o retorno de investimento (ROI) seja rápido.
 
A virtualização aprimora significativamente as operações de datacenters, fazendo com que cada vez mais empresas passem a considerar esta solução. A garantia de continuidade dos serviços, a alta disponibilidade, o funcionamento das aplicações e o desempenho máximo em todo o datacenter são pontos fortes desta tecnologia. Os benefícios são mensuráveis para o negócio, tanto na redução dos custos de operação quanto na agilidade da equipa de TI, dado que o desempenho da infraestrutura requer uma mínima intervenção humana.
 
A organização ganha capacidade nos recursos, diminui a complexidade e aumenta a flexibilidade da infraestrutura. Existem diversos benefícios, tais como:
 
  1. Save Energy, Go Green
Migrar servidores físicos para máquinas virtuais e consolidá-los em muito menos servidores, significa uma redução efetiva dos custos mensais de energia e refrigeração do datacenter.
 

       2. Otimização do Espaço

Além de economizar e tornar a empresa mais verde através da redução do consumo de energia e, consequentemente, nas emissões de CO2, a consolidação de servidores através da virtualização permite também reduzir o espaço global de todo o datacenter. Isso significa bastante menos servidores, menos equipamentos de networking, um número inferior de bastidores - tudo se traduz em menos espaço ocupado na infraestrutura.
 

       3. Disaster Recovery

Um site de disaster recovery não necessita de manter hardware idêntico ao do site de produção. Além disso, a consolidação de servidores em menos máquinas físicas no site de produção permite criar um site de replicação de forma mais acessível, e por último, automatiza o failover quando ocorre um desastre.
 

       4. Rápido Aprovisionamento 

Como administrador de um datacenter, imagine a possibilidade de ser capaz de aprovisionar servidores quase de forma instantânea após a receção de um pedido. Permite “clonar” uma imagem e disponibilizá-la imediatamente, para obter um novo servidor virtual em produção, de forma muito rápida.
 

       5. Maior independência 

A implementação de um hypervisor permite abstrair a camada de hardware dos servidores, substituindo-o por hardware virtual, fazendo com que os administradores de sistemas não estejam dependentes de um fornecedor específico de hardware/servidores.
 

       6. Aumento e Disponibilidade

A virtualização oferece uma série de recursos avançados que não são encontrados em servidores físicos, o que ajuda na continuidade do negócio e no aumento do “uptime”. Estes têm designações comuns tais como: Live Migration, Storage Migration, Fault Tolerance, High Availability, etc.
 
Todos estes tópicos são motivos que tornam a virtualização vital para diminuir o impacto no orçamento e fazer parte de uma estratégia inteligente para a gestão de um datacenter. É importante salientar ainda que a virtualização não acontece apenas em servidores. Esta pode começar e terminar com os servidores ou ser alargardo para todo o datacenter. Considere a sua infraestrutura como um todo e conte com a Decunify para apoiá-lo em todas as fases do processo, desde a conceção à implementação, suporte, manutenção e gestão, tendo em conta que cada projeto de virtualização tem características e necessidades próprias.
 

Branded Content

Artigo da Autoria da Decunify

 

 

 

 
 
Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.