Virtualização – Otimização de Recursos de TI

Crie um ambiente de TI eficiente e com grande capacidade de resposta

Virtualização – Otimização de Recursos de TI
Com o aumento da complexidade das infraestruturas e a necessidade de reduzir custos operacionais, assim como melhorar a área de TI, é crescente nas empresas a utilização de soluções de virtualização. A consolidação de um ambiente virtualizado garante um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos que, geralmente, não têm todo o seu potencial utilizado, permitindo flexibilizar a gestão TI e a redução dos custos, fazendo com que o retorno de investimento (ROI) seja rápido.
 
A virtualização aprimora significativamente as operações de datacenters, fazendo com que cada vez mais empresas passem a considerar esta solução. A garantia de continuidade dos serviços, a alta disponibilidade, o funcionamento das aplicações e o desempenho máximo em todo o datacenter são pontos fortes desta tecnologia. Os benefícios são mensuráveis para o negócio, tanto na redução dos custos de operação quanto na agilidade da equipa de TI, dado que o desempenho da infraestrutura requer uma mínima intervenção humana.
 
A organização ganha capacidade nos recursos, diminui a complexidade e aumenta a flexibilidade da infraestrutura. Existem diversos benefícios, tais como:
 
  1. Save Energy, Go Green
Migrar servidores físicos para máquinas virtuais e consolidá-los em muito menos servidores, significa uma redução efetiva dos custos mensais de energia e refrigeração do datacenter.
 

       2. Otimização do Espaço

Além de economizar e tornar a empresa mais verde através da redução do consumo de energia e, consequentemente, nas emissões de CO2, a consolidação de servidores através da virtualização permite também reduzir o espaço global de todo o datacenter. Isso significa bastante menos servidores, menos equipamentos de networking, um número inferior de bastidores - tudo se traduz em menos espaço ocupado na infraestrutura.
 

       3. Disaster Recovery

Um site de disaster recovery não necessita de manter hardware idêntico ao do site de produção. Além disso, a consolidação de servidores em menos máquinas físicas no site de produção permite criar um site de replicação de forma mais acessível, e por último, automatiza o failover quando ocorre um desastre.
 

       4. Rápido Aprovisionamento 

Como administrador de um datacenter, imagine a possibilidade de ser capaz de aprovisionar servidores quase de forma instantânea após a receção de um pedido. Permite “clonar” uma imagem e disponibilizá-la imediatamente, para obter um novo servidor virtual em produção, de forma muito rápida.
 

       5. Maior independência 

A implementação de um hypervisor permite abstrair a camada de hardware dos servidores, substituindo-o por hardware virtual, fazendo com que os administradores de sistemas não estejam dependentes de um fornecedor específico de hardware/servidores.
 

       6. Aumento e Disponibilidade

A virtualização oferece uma série de recursos avançados que não são encontrados em servidores físicos, o que ajuda na continuidade do negócio e no aumento do “uptime”. Estes têm designações comuns tais como: Live Migration, Storage Migration, Fault Tolerance, High Availability, etc.
 
Todos estes tópicos são motivos que tornam a virtualização vital para diminuir o impacto no orçamento e fazer parte de uma estratégia inteligente para a gestão de um datacenter. É importante salientar ainda que a virtualização não acontece apenas em servidores. Esta pode começar e terminar com os servidores ou ser alargardo para todo o datacenter. Considere a sua infraestrutura como um todo e conte com a Decunify para apoiá-lo em todas as fases do processo, desde a conceção à implementação, suporte, manutenção e gestão, tendo em conta que cada projeto de virtualização tem características e necessidades próprias.
 

Branded Content

Artigo da Autoria da Decunify

 

 

 

 
 
Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!