Office 365 down: utilizadores em toda a Europa incapazes de utilizar o Exchange Online

A Microsoft confirmou que o Office 365 esteve em baixo um pouco por toda Europa, deixando milhões de utilizadores incapazes de aceder às suas contas de e-mail.

Office 365 down: utilizadores em toda a Europa incapazes de utilizar o Exchange Online

A Microsoft culpa os "problemas de conectividade" pela falha generalizada que o seu serviço de correio Office 365 sofreu na Europa durante mais de 24 horas.

Em Portugal o problema afetou ontem milhares de clientes diretos empresariais e particulares, mas também clientes indiretos, como sejam os utilizadores da contas gratuitas associadas ao serviço de internet de, pelo menos, o operador NOS.

Numa publicação no Twitter, a empresa apontou "problemas de conetividade" como os responsáveis pelo tempo de inatividade do Exchange Online e remete os sysadmin para o comunicado EX119696. 
Na mesma página é agora possível ler que a Microsoft deu o problema como encerrado, hoje dia 19 às 10:00 UTC

Explicação da Microsoft para a falha no Twitter oficial do Outlook 365

De acordo com o site Down Detector, os problemas começaram por volta das 9h de segunda-feira, e em Portugal estão praticamente ultrapassados. Porém, e de acordo com o mapa Live do incidente, nesta manhã de terça-feira a região de Londres e a Holanda continuavam afetadas. 

Existem milhares de mensagens no site Down Detector de utilizadores frustrados:

Rui Silveira • há 2 horas

Apenas agora comecei a receber alguns mails.
Mas desde as 9h00 (aproximadamente) que não recebi um único mail.Para quem recebe cerca de 70/80 por dia, parece-me que se perderam todos....E agora? De quem é a responsabilidade?

 

Nestes momentos, as vozes críticas da cloud fazem-se sempre ouvir - num comentário sobre o downtime, Pete Banham, especialista em resiliência cibernética da Mimecast, afirmou à BBC:


A dor de cabeça de hoje para gestores e colaboradores, é por causa da crescente afirmação do negócio SaaS: se o e-mail e a produtividade do trabalho dependem do Office365, o que acontece quando há uma interrupção? Nenhuma organização deve confiar as suas comunicações comerciais críticas a um fornecedor de cloud sem entender o verdadeiro custo do tempo de inatividade"

O serviço Microsoft Office 365 baseado em cloud já teve em junho passado problemas alegadamente de colectividade, embora de menor dimensão.
 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!