Office 365 down: utilizadores em toda a Europa incapazes de utilizar o Exchange Online

A Microsoft confirmou que o Office 365 esteve em baixo um pouco por toda Europa, deixando milhões de utilizadores incapazes de aceder às suas contas de e-mail.

Office 365 down: utilizadores em toda a Europa incapazes de utilizar o Exchange Online

A Microsoft culpa os "problemas de conectividade" pela falha generalizada que o seu serviço de correio Office 365 sofreu na Europa durante mais de 24 horas.

Em Portugal o problema afetou ontem milhares de clientes diretos empresariais e particulares, mas também clientes indiretos, como sejam os utilizadores da contas gratuitas associadas ao serviço de internet de, pelo menos, o operador NOS.

Numa publicação no Twitter, a empresa apontou "problemas de conetividade" como os responsáveis pelo tempo de inatividade do Exchange Online e remete os sysadmin para o comunicado EX119696. 
Na mesma página é agora possível ler que a Microsoft deu o problema como encerrado, hoje dia 19 às 10:00 UTC

Explicação da Microsoft para a falha no Twitter oficial do Outlook 365

De acordo com o site Down Detector, os problemas começaram por volta das 9h de segunda-feira, e em Portugal estão praticamente ultrapassados. Porém, e de acordo com o mapa Live do incidente, nesta manhã de terça-feira a região de Londres e a Holanda continuavam afetadas. 

Existem milhares de mensagens no site Down Detector de utilizadores frustrados:

Rui Silveira • há 2 horas

Apenas agora comecei a receber alguns mails.
Mas desde as 9h00 (aproximadamente) que não recebi um único mail.Para quem recebe cerca de 70/80 por dia, parece-me que se perderam todos....E agora? De quem é a responsabilidade?

 

Nestes momentos, as vozes críticas da cloud fazem-se sempre ouvir - num comentário sobre o downtime, Pete Banham, especialista em resiliência cibernética da Mimecast, afirmou à BBC:


A dor de cabeça de hoje para gestores e colaboradores, é por causa da crescente afirmação do negócio SaaS: se o e-mail e a produtividade do trabalho dependem do Office365, o que acontece quando há uma interrupção? Nenhuma organização deve confiar as suas comunicações comerciais críticas a um fornecedor de cloud sem entender o verdadeiro custo do tempo de inatividade"

O serviço Microsoft Office 365 baseado em cloud já teve em junho passado problemas alegadamente de colectividade, embora de menor dimensão.
 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

IT INSIGHT Nº 9 Outubro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!