Novo portfólio da Ericsson promete acelerar o 5G

A Ericsson apresenta um novo produto de radio, AIR 3246, para MIMO massivo (Massive Multiple Input Multiple Output), que será um complemento à oferta global do portefólio 5G da Ericsson.

Novo portfólio da Ericsson promete acelerar o 5G

O AIR 3246 suporta as tecnologias 4G / LTE e 5G NR (New Radio) e é o primeiro rádio 5G NR da Ericsson para duplexação por divisão de frequência (FDD). Este lançamento permitirá que os operadores de telecomunicações ofereçam 5G aos seus clientes, em particular nas áreas metropolitanas, utilizando o espectro de faixas médias de hoje, dando-lhes ao mesmo tempo a oportunidade de aumentar a capacidade das redes LTE. 

A Plataforma 5G da Ericsson inclui três rádios de de duplexação por divisão de tempo (Time Division Duplex - TDD) já lançados anteriormente, capazes de suportar o 5G e MIMO massivo, bem como elementos de núcleo ou “core” de rede, transporte e elementos de suporte digital e de segurança.

Como explica Fredrik Jejdling, diretor da área de negócio de redes da Ericsson, trata-se de uma expansão da plataforma 5G que apresentada em fevereiro. “O novo rádio permitirá que os operadores melhorem a capacidade 4G para os seus clientes hoje e, ao mesmo tempo, estejam prontos para o 5G no futuro, utilizando o mesmo hardware”.

Os novos produtos vêm acompanhados de um conjunto de serviços de rede e pretendem também simplificar a transição rumo ao 5G para os nossos clientes.

 

Passagem do 4G para o 5G 

As pessoas estão a assistir, compartilhar e transmitir vídeo e música mais do que nunca. Como tal, a necessidade para ter uma velocidade satisfatória está a aumentar. A Ericsson analisou as estatísticas de desempenho da rede 4G nas áreas metropolitanas ao redor do mundo e descobriu que a probabilidade de um dispositivo inteligente sofrer com velocidade insuficiente pode chegar a 20% durante as horas de pico. O MIMO massivo é uma tecnologia chave para fazer a transição do 4G para o 5G, incluindo capacidade inteligente e melhorando a experiência do utilizador.

O MIMO massivo FDD faz parte de um teste piloto com a T-Mobile US, em três locais em Baltimore, Maryland. Esta será a primeira vez que o MIMO massivo padronizado será utilizado para transporte de tráfego LTE comercial utilizando o espectro FDD de banda média. 

O MIMO massivo em FDD pode aumentar a capacidade da rede até três vezes e oferecer uma taxa de transferência de dados de utilizador até cinco vezes melhor, potencializando o desempenho para os ustulizadores finais. Atualmente a maioria das redes do mundo operam principalmente com tecnologias e dispositivos FDD, que separam os fluxos de uplink e downlink em diferentes frequências de rádio. 

Comercialmente disponível no segundo trimestre de 2018, o AIR 3246 será parte do sistema 

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.