Custo e desconhecimento são barreira à adoção de flash

Num inquérito a três mil decisores de TI do Reino Unido, França e Alemanha, a esmagadora maioria reconheceram a necessidade de flash. Custo e desconhecimento dos benefícios por parte dos decisores financeiros impedem adoção generalizada

Custo e desconhecimento são barreira à adoção de flash

A NetApp anunciou os resultados do seu primeiro inquérito sobre a adoção de Flash na EMEA, junto de três mil decisores de TI do Reino Unido, França e Alemanha.  Assim, 90% dos responsáveis reconheceram a necessidade do Flash nos seus negócios. Porém, o custo e a falta de compreensão dos seus benefícios por parte dos decisores financeiros continua a ser uma das principais barreiras à adoção generalizada na Europa.

Apesar do custo da tecnologia Flash ter diminuído, 40% dos decisores de TI consideram-na demasiado cara. A barreira do custo é mais comum entre as empresas mais pequenas do Reino Unido (32%) e da Alemanha (46%). Em França, estes valores foram iguais em empresas de todas as dimensões: 42% dos decisores séniores das empresas mais pequenas, mas também das maiores, indicaram preocupações relativamente ao custo.

Os decisores de TI franceses e alemães de empresas de média dimensão são os maiores defensores do Flash, com 94% a concordarem que 'uma falta de necessidade de soluções Flash não é uma barreira à sua adoção'. Entretanto, no Reino Unido, o maior apoio ao Flash vem das empresas mais pequenas, com 92% dos inquiridos a considerarem que não veem a falta de necessidade como uma barreira à adoção destas soluções.

Os inquiridos revelaram que um em cada cinco decisores financeiros (22%) das empresas não compreendem suficientemente as vantagens do Flash para investir nesta tecnologia. Este obstáculo é mais pronunciado nas empresas maiores, com quase um quarto dos inquiridos a revelar que os decisores não sabem o suficiente sobre a tecnologia.

“Para muitas empresas que procuram transformar-se digitalmente, a ideia de um data center All-Flash tornou-se uma realidade prática”, reconhece Manfred Reitner, vice-presidente sénior e director-geral EMEA, da NetApp. “No entanto, apesar da introdução de novas drives de alta capacidade e da tendência de descida do preço nas tecnologias Flash, o nosso estudo revela que ainda há muito trabalho a fazer para educar os líderes dos negócios acerca do verdadeiro valor da Flash".

Peter Wüst, diretor sénior do Grupo de Soluções Emergentes & Inovação EMEA da NetApp, realça que as principais vantagens do armazenamento Flash é "menos consumo energético, menos arrefecimento, menos espaço e menos peças móveis".  

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.