Como poupar nos gastos com software, segundo a Gartner

Para pouparem 30% nos gastos com software, a consultora indica três práticas imperativas de otimização de licenças que as empresas devem ter em conta

Como poupar nos gastos com software, segundo a Gartner

As práticas que as empresas deverão adotar para conseguirem reduzir os gastos com as licenças de software passam pela otimização da configuração aplicacional, reutilização de licenças e pela utilização de ferramentas de software asset management (SAM).

"Conseguir poupar no software é um exercício complexo, mas o potencial dessas poupanças é demasiado grande para se ignorar", salienta Hank Marquis, research director. "A otimização de softwares automatizados é uma disciplina relativamente nova e a maioria das organizações ainda tem pouca maturidade. A variedade de direitos a nível de licenciamento também torna mais difícil para os líderes de IT alocarem as poupanças, principalmente em ambientes com muitos editores e títulos de software".

Mesmo com os desafios inerentes, o analista sublinha que "vale a pena seguir esse caminho, uma vez que a redução de custos contribui diretamente, no final, para o lucro bruto".

A Gartner inquiriu 800 clientes que utilizaram as ferramentas SAM entre maio de 2015 e março de 2016 e verificou que as organizações que tinham processos de otimização de licenças de software maduros, automatizados pelas ferramentas SAM, tiveram uma visível redução de custos, em média, cerca de 30% durante este período de tempo.

Estes resultados são especialmente significativos, dado que nas suas últimas previsões relacionadas com os gastos globais de IT, a Gartner estima que as organizações deverão gastar 332 mil milhões de dólares em software durante este ano.

Tendo em mente a diminuição destes valores, a analista apresenta três práticas-chave que ao serem adotadas, ajudarão as empresas a reduzirem os seus custos.

A primeira é a otimização da configuração aplicacional. O software de grande editoras tem direitos de utilização complexos e caros. Além disso, a configuração padrão da maioria dos softwares é aquela que aporta mais custos para os clientes. Esta mistura entre complexidade e custos elevados é uma oportunidade para se abater nos custos totais, através da otimização da configuração aplicacional, principalmente no que diz respeito ao software de data center.

Para a Gartner, outra das medidas que as organizações poderão implementar prende-se com a reutilização de licenças de software, que lhes permite recuperar e reutilizar direitos de licenças não utilizados, evitando os custos de uma nova compra. Além de reduzir os custos gerais de compra de software, reduz ainda os custos de suporte e manutenção do mesmo. Para as empresas que ainda não estejam num nível de maturidade muito elevado, a analista aconselha ao corte dos gastos com software através de um processo de "amadurecer" os seus processos de optimização e "reciclagem" de licenciamento, transformando-os em atividades operacionais diárias de IT.

As licenças são complexas. Otimizá-las é um desafio, requer conhecimento especializado e não é escalável. Para colmatar estes desafios, as maiores empresas recorrem às ferramentas SAM, uma vez que estas são capazes de automatizar, acelerar e melhorar os processos manuais.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.