Claranet investe um milhão de euros em polo tecnológico e lança Security Operations Centre

Foi inaugurado no dia 12 de março o polo tecnológico da empresa, em Carnaxide, onde ficará instalado o seu novo Security Operations Centre (SOC), entre outros serviços

Claranet investe um milhão de euros em polo tecnológico e lança Security Operations Centre

A remodelação destas instalações – projeto no qual a Claranet investiu um milhão de euros – surge na sequência da aquisição da ITEN Solutions, em 2017.

O objetivo do investimento, diz as empresa, é o de consolidar as equipas de operações das várias unidades de negócio da empresa no mesmo local (Hosting, Networks, Technology, Workplace, Business Applications, Public Cloud e Cybersecurity) e aumentar a capacidade do Centro de Formação, iniciando o programa ‘Claranet University’, que visa o desenvolvimento de competências em TI para profissionais em início de carreira ou em fase de transição.

O objetivo é também o de criar as condições necessárias para a abertura do ‘Centro de Excelência Cloud’, que pretende reforçar o posicionamento da empresa no mercado nacional e da América Latina, na área estratégica de prestação de serviços cloud.
 

SOC Claranet: 600 mil euros para monitorização ininterrupta de incidentes de segurança

A Claranet definiu como estratégica a área de cibersegurança, uma vez que corresponde a uma necessidade real do panorama empresarial em Portugal – sendo já, a nível internacional, um complemento indispensável ao seu portfólio de serviços disponibilizado.
 
Desde o início de 2017 que o Grupo Claranet investiu globalmente mais de 15 milhões de euros na sua oferta de cibersegurança, sobretudo em Portugal, Inglaterra e França. No âmbito desta estratégia, foi inaguruado o novo SOC (Security Operations Centre), que monitorizará 24 horas por dia, 365 dias por ano, as várias plataformas dos clientes que contratam este serviço, correlacionando eventos para detetar incidentes ou potenciais incidentes de segurança, intervindo caso necessário e escalando ações para o próprio cliente ou seus fornecedores.
 
O SOC Claranet diferencia-se por, para além de monitorizar plataformas internas (firewalls, directórios, routers, etc), permitir a agregação na sua plataforma SIEM (Security Information Event Management) dos riscos externos, através da monitorização de milhares de fontes na web, redes sociais e dark e deep web.

Este novo SOC é fruto de um investimento de 600 mil euros (excluindo Recursos Humanos) e contará com uma equipa de 16 colaboradores. Inicialmente direccionado a clientes nacionais, prevê-se, no final de 2018, a expansão da sua oferta a outros países onde o Grupo tenha operações.
 
"A cibersegurança é uma componente fundamental da oferta da Claranet, que complementa o nosso portfólio de serviços de IT on premises, em data center externo ou cloud pública", refere António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet em Portugal. "Acreditamos ser o fornecedor de serviços que, em Portugal, se encontra mais bem posicionado para apoiar os seus clientes na transição para modelos de gestão de IT mais eficientes, dado o nosso enfoque na oferta de serviços de data center e de cloud desde 2005, áreas em que a Gartner nos considera líderes europeus há cinco anos consecutivos, alavancando a nossa forte presença no IT mais tradicional, on-premises, fruto da aquisição do maior integrador nacional em 2017, a ITEN Solutions”, explica.
 

“A nossa aposta em reforçar significativamente a oferta na área da cibersegurança foi implementada no início de 2017, com o lançamento de serviços resultantes de desenvolvimento próprio, reforçada com aquisições feitas pelo grupo, culminando agora no lançamento do SOC em Portugal”, continua António Miguel Ferreira. “Queremos tornar-nos, em três anos, num dos principais fornecedores de soluções de cibersegurança na Europa, tal como já o somos nas áreas de managed hosting e coud pública.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.