Atos responsável por infraestrutura de TI dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Dar a conhecer ao mundo, sem qualquer margem de erro e em menos de meio segundo, os resultados das competições das diferentes modalidades desportivas olímpicas é o principal objetivo da Atos

Atos responsável por infraestrutura de TI dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Impulsionada pelos avanços das tecnologias móveis, a Atos materializou o esforço tecnológico necessário para que o IOC possa disponibilizar muito mais rapidamente, em todo o tipo de plataformas e em qualquer lugar, os resultados dos Jogos e outras informações de interesse que poderão ser partilhadas quer pelos meios de comunicação tradicionais, quer pelas publicações online.

O principal objetivo da Atos é conseguir transmitir e divulgar os resultados, os eventos e as informações dos atletas aos espetadores e aos órgãos de comunicação social em todo o mundo em tempo real e, para tal, reforçou o desenvolvimento dos sistemas de TI com novas tecnologias, tais como o Olympic Video Player (OVP).

O Olympic Video Player irá oferecer, em tempo real, aos espetadores dos eventos desportivos ao vivo, as informações relativas aos resultados, às estatísticas, às biografias dos atletas e às conversas nas redes sociais. Estas informações estarão todas integradas num único ecrã.

Os adeptos terão toda a informação disponível à distância de um simples clique, independentemente do tipo de dispositivo que estiverem a utilizar e do local onde se encontrem, podendo controlar plenamente o que querem ver, onde e quando, em todas as geografias que os titulares dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos tenham eleito para a opção do Olympic Video Player.

As a Atos oferece os Games Management Systems, disponíveis através da solução de cloud  computing do Rio 2016, que é fornecida em conjunto com outros Parceiros tecnológicos. Estes sistemas suportarão o planeamento e as operações dos Jogos: mais de 300 mil acreditações, direitos de acesso e qualificações; gestão de mão-de-obra e um portal dedicado ao recrutamento e suporte de 50 mil voluntários.

A Atos oferece também um conjunto de Sistemas que disponibilizará os resultados das competições em tempo real aos órgãos de comunicação social e às famílias Olímpica e Paralímpica. Inclui o Sistema de Informação dos Comentadores (CIS) que disponibilizará em tempo real os resultados de cada competição e a informação relativa a cada atleta; e o MyInfo+, app onde estão reunidas informações sobre os horários das competições, sobre a lista das classificações e das medalhas, sobre o fluxo noticioso de última hora e os recordes desportivos.

O Sistema de Informação para Comentadores, que será gerido centralmente a partir do Centro de Operações Tecnológicas, oferecerá aos comentadores desportivos e aos jornalistas o acesso aos resultados em tempo real a partir de um ecrã tátil, assegurando que estes profissionais os conhecerão ainda antes de se ouvirem os aplausos do público. Esta será a primeira vez que os canais de televisão terão acesso a este sistema para todas as modalidades dos Jogos Olímpicos e para as 12 modalidades dos Paralímpicos.

"Estes jogos serão verdadeiramente globais, quer pelo vasto número de países que irão estar representados, quer pela contribuição da Atos para levar os Jogos ao mundo inteiro," refere Elly Resende, diretora de Tecnologia do Rio 2016. "Graças aos sistemas da Atos e à sua visão de futuro, e em conjunto com outros parceiros, transformámos os Jogos Olímpicos Rio 2016 na experiência mais digital e global de sempre, e vamos permitir que mais pessoas do que nunca possam usufruir dela".
 
A Atos fornece as soluções de tecnologias de informação dos Jogos Olímpicos desde 1992 e é um parceiro chave da transformação digital dos Jogos Olímpicos para a edição do Rio 2016.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.