A virtualização para lá da consolidação de servidores

Existem muitas facetas na virtualização. A abordagem mais usual é a consolidação de recursos subutilizados através da virtualização de servidores, armazenamento e redes

A virtualização para lá da consolidação de servidores

Os benefícios da consolidação incluem o aumento e otimização da eficiência energética através da eliminação de recursos de hardware subutilizados reduzindo o consumo geral de energia elétrica, quer do funcionamento dos servidores em si, quer do consumo utilizado nos sistemas de refrigeração, cujo valor é muito superior ao requerido para o funcionamento dos servidores. Não são de desprezar os benefícios advindos da diminuição do espaço requerido para a instalação das máquinas, a diminuição do tempo de administração e a capacidade de rapidamente se substituírem ou serem criados novos servidores virtuais quando algum dos existentes atingiu a sua capacidade de carga.

Outra vertente da virtualização menos abordada e menos conhecida é a virtualização emulada ou transparente. Este tipo de virtualização disponibiliza uma abstração que suporta a integração e interoperabilidade com novas tecnologias preservando o funcionamento de tecnologias mais antigas no seu funcionamento não perturbando o funcionamento de software e políticas de segurança. As bibliotecas de fitas virtuais são comummente implementadas, exemplo da tecnologia de armazenamento que combina a emulação de unidades de fita existentes e bibliotecas de fitas com tecnologias baseadas em disco virtuais.

A proposta de valor das bibliotecas de fitas virtuais e de discos é coexistirem com o software e procedimentos de backup existentes, ao mesmo tempo que se permite a introdução de novas tecnologias. Na perspetiva da consolidação, os sistemas operativos e aplicações de vários servidores físicos subutilizados são consolidados num único ou, para redundância, vários servidores num ambiente virtual com uma máquina virtual emulando uma máquina física. A consolidação permite que vários servidores subutilizados sejam combinados, mas que cada sistema pense e opere como se ainda tivesse o seu próprio servidor.

Por uma variedade de razões, nem todos os servidores ou recursos de TI se prestam à consolidação. Essas razões podem incluir desempenho, política, finanças, nível de serviço ou questões de segurança. O uso da transparência de virtualização permite que novas tecnologias sejam transferidas para dentro e para fora de ambientes de produção ativos ou inativos para facilitar as atualizações e substituições de tecnologias.

Ainda, outro uso é ajustar recursos físicos às necessidades de FORWARD - Pedro Ramos Brandão - Investigador do CIDHEUS - Universidade de Évora aplicações em mudança, como aumentos sazonais planeados ou não planeados do trabalho. A transparência via virtualização também permite que as funções rotineiras planeadas e não planeadas sejam executadas em recursos de TI sem a interrupção de aplicações e serviços aos utilizadores TI.

A virtualização em forma de transparência ou abstração de recursos físicos para aplicações também pode ser usado para ajudar à poupança de energia e abordar outras questões verdes, permitindo que tecnologias mais novas e mais eficientes sejam adotadas mais rapidamente. A transparência também pode ser usada para implementar servidores e armazenamento em camadas para aperfeiçoar a tecnologia e recursos adequados para a tarefa em questão a partir de um ponto específico no tempo.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.