RTLS - Sistemas de Localização em Tempo Real

RTLS são sistemas que identificam automaticamente a localização de objetos e pessoas, através de Tags, que comunicam com equipamentos Wi-Fi, geograficamente posicionados, que vão permitir obter uma localização mais precisa

RTLS - Sistemas de Localização em Tempo Real

As Tags não são mais que dispositivos que transmitem sinais Wi-Fi e que permitem que qualquer dispositivo móvel, com Wi-Fi ativo, esteja apto a ser localizado. Os dados recolhidos pelas Tags são enviados para o servidor, onde está a ser executado o software de monitorização.

Quer se trate de pessoas ou objetos, um sistema de localização em tempo real pode informar-nos da localização exata pois enquanto os objetos se movem, a Tag envia transmissões para recetores fixos no espaço. Os dados dos recetores e das transmissões indicam a localização física da Tag e do item correspondente.

Esta solução pode ser aplicada em diferentes ambientes e com aplicações distintas. Passamos a citar alguns exemplos:

- Armazéns:

a) permite identificar a localização de um qualquer equipamento ou carga;

b) permite rastrear os movimentos de equipamentos e cargas com registo automático de toda a operação obtido pelo RTLS. Será possível, assim, a empresa definir novas práticas operacionais e reduzir tempos de viagem, além de poder avaliar o desempenho dos operadores;

c) permite uma maior precisão do inventário.

 

- Hospitais/Indústria:

a) cada equipamento pode ser localizado com precisão e, com a colocação de Tags especiais, é possível verificar temperaturas e níveis de humidade.

b) verificar onde existe maior afluência de pessoas e/ou localizar colaboradores. Esta tecnologia permite aos hospitais identificar se existem pacientes ou visitantes, dentro de uma zona restrita ou numa área não segura.

c) em situações de emergência pode ser útil para os elementos de uma equipa médica convocarem outros colegas, visto ser fácil para os mesmos localizarem o pedido de ajuda.

 

- Espaços de atendimento ao público: controlo de tempos de espera.

 

- Espaços comerciais/públicos: como forma de controlo para a evacuação de pessoas, em caso de emergência, sendo possível verificar se ainda se encontram pessoas dentro do espaço;

Com o RTLS podemos ainda compreender melhor e envolver os visitantes à medida que estes se movimentam por um espaço ou estabelecimento, dando informação específica, orientada ao local onde o utilizador se encontra. Por exemplo, num supermercado é possível direcionar para promoções de determinados artigos mediante a sua localização. O sistema de localização em tempo real é uma poderosa ferramenta de gestão para o otimização de processos de negócio. Além de melhorar a eficiência, minimiza desperdícios e automatiza processos, fazendo com que os dados recolhidos possibilitem decisões mais inteligentes e uma gestão efetiva de recursos.

A Decunify pode apoiá-lo em todas as fases do processo, desde a conceção à implementação e suporte da solução RTLS mais adequada para a sua empresa. Aumente a eficiência do seu negócio trazendo inovação.

 

Branded Content

Artigo produzido por Decunify.

 
Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.