Aumentar a mobilidade e produtividade das equipas com soluções de Mobile Printing

Os dados disponíveis para o ano de 2015 indicam que aproximadamente 1 300 milhões de trabalhadores, ou 37% da força laboral global, exercem as suas funções em ambiente de mobilidade de forma parcial ou total. Como eles imprimem ?

Aumentar a mobilidade e produtividade das equipas com soluções de Mobile Printing

Um número crescente de trabalhadores tem acesso a formas de mobilidade de IT e esse número não para de aumentar à medida que smartphones, tablets e laptops vão penetrando a realidade empresarial, independentemente da geografia, indústria ou dimensão .

À medida que os colaboradores das empresas e pequenos empresários alteram as suas rotinas para a mobilidade de IT, a forma como gerem e imprimem documentos também se altera. 
Um estudo recente da IDC descobriu que a mobilidade não dispensa a impressão, uma vez que o número de pessoas que afirma ter necessidade de imprimir a partir de dispositivos móveis por motivos empresarias subiu de 20% para 30% em três anos. 
E o que significa isto em termos de negócio para o Canal? Significa que existem crescentes oportunidades para dotar as empresas com infraestruturas integradas de mobile printing. De acordo com o mesmo estudo, 75% dos inquiridos afirmam que a importância do mobile printing é igual à importância da impressão convencional a partir de PC e 15% afirmam que é ainda mais necessária. 

Mobile Printing - uma proposta de valor 

Para o utilizador final, a proposta de valor da impressão móvel centra-se principalmente na conveniência. Os utilizadores podem imprimir a qualquer hora, em qualquer lugar, a partir do seu dispositivo portátil, sem instalar drivers de impressão ou sem outro conhecimento específico sobre a impressora, como o seu endereço IP. 
Os colaboradores podem também começar a deixar seus computadores em casa ou no escritório quando saem, sabendo que podem imprimir documentos, se necessário. 

A conveniência estende-se ao profissional fora dos locais da sua organização, assim como ao colaborador que necessita imprimir em diferentes locais dentro das próprias instalações ou filiais.

De mãos dadas com a conveniência vem o aumento da produtividade. Impressão móvel significa que a impressão do documento não tem de ser adiada. 
Seja porque algumas pessoas consideram mais ergonómica a leitura em papel, seja porque se tratam de documentos especialmente complexos ou que tenham de ser anotados ou partilhados com outros numa reunião ou outras tarefas que requerem impressão, essa tarefa passa a poder ser feita sempre que necessário. 

Em casos de impressão peer-to-peer a partir de um dispositivo móvel, e contra o que poderia ser o senso comum, pode na verdade existir um nível adicional de segurança já que os documentos, nestes casos, são impressos quando a pessoa está ao lado do dispositivo de impressão, garantindo que apenas o destinatário tem acesso ao documento impresso. 

Para os fabricantes e para o Canal de TI, o valor está no aumento do volume de impressão que o mobile printing proporciona. 

Se este volume de impressão é em grande parte composto por trabalhos que teriam sido impressos de qualquer maneira num momento posterior ainda não está demonstrado, mas como tudo na vida, o consumo de algo está muito relacionado com a conveniência do momento; se está disponível, utiliza-se. 

Mobile Printing: Peer-to-Peer e Cloud

A impressão móvel é um mercado novo e emergente com um número de imple-mentações diferentes e sem standards universais. Como resultado, há uma série de formas de categorizar as várias soluções de impressão móvel disponíveis hoje.  
Algumas possíveis formas de segmentar o mercado são:

  1. Método usado para enviar um documento para impressão
  2. De onde o utilizador está a iniciar um trabalho de impressão

Optamos por classificar as soluções de impressão móvel de onde o documento é processado para a impressão. Existem dois modelos básicos, cada um dividido em duas subcategorias:

  1. No modelo peer-to-peer, o dispositivo móvel comunica diretamente com a impressora / MFP (ou através de um computador diretamente ligado à impressora / MFP). Neste modelo, a renderização ocorre no dispositivo móvel, num computador servidor de impressão, ou na própria impressora.
     
  2. No modelo de ‘nuvem’, o documento é processado por uma aplicação Cloud. Neste modelo, podemos falar de implementação em Cloud pública ou privada.

 

 

Tanto no modelo peer-to-peer como no modelo de Cloud, existem dois requisitos base para a solução:

  1. Deve ter informações sobre o dispositivo de saída específico para preparar o documento para impressão. Isto pode ser conseguido através da utilização de impressão “universal” - drivers carregados no dispositivo móvel - ou através de drivers universais ou específicos hospedados na ‘nuvem’.
     
  2. Deve ser capaz de localizar o dispositivo de saída. A localização pode depender de serviços de impressão padrão que permitem aos utilizadores descobrir dispositivos numa rede, ou dispositivos que podem ser identificados através de um endereço de e-mail ou outra identificação única.


Peer-to-peer

Um dos primeiros modelos de peer-to-peer em que o documento é processado no dispositivo móvel é o Apple AirPrint . Neste protocolo sobre Bonjour, o utilizador pode imprimir diretamente a partir de uma aplicação num iPad ou iPhone sem que nada mais seja necessário do que uma impressora com este protocolo.
Mas é a recente tecnologia NFC (Near Field Communication) a forma peer-to- -peer mais promissora, sobretudo pela simplicidade, mas também pela segurança. Ao ser uma comunicação rádio de curtíssima distancia (poucos centímetros), que não compartilha nenhum recurso de rede, é a forma mais segura de permitir que dispositivos não registados na rede empresarial imprimam. Também ́o é para o utilizador do dispositivo móvel, que tem a garantia de que os seus dados não ultrapassam a impressora designada.

Cloud Printing

O exemplo de uma aplicação de impressão em nuvem pública é o Google Cloud Print, que permite aos utilizadores imprimirem a partir de um dispositivo móvel Android para qualquer impressora Cloud Ready, ou a partir de um PC Chrome ou mesmo de um Windows (de forma indireta). Uma vez que neste modelo a tarefa de renderização também é descarregada a partir do dispositivo móvel, a qualidade pode ser mais confiável.

Atualmente existem várias soluções de Cloud Printing por parte dos fabricantes, que oferecem uma solução integrada, desde a App para os dispositivos, serviço Cloud e impressora Cloud Ready. As propostas das marcas para o serviço Cloud Printing diferem entre si, e nem sempre são compatíveis entre marcas.
Uma tentativa de padronizar a tecnologia veio com a Cloud Printing Alliance, que reúne marcas como a Brother, Konica Minolta, Lexmark , Oki e Samsung entre outras, mas alguns gigantes do mercado estão fora desta parceria.

A última barreira do mobile printing

Como com qualquer outra tecnologia inovadora, há ainda questões e preocupações que as empresas enfrentam na adoção da impressão móvel e do Cloud Printing.
Se a tecnologia NFC pode resolver a intranquilidade dos CTO’s relativamente à segurança, o Cloud Printing coloca todas as questões de qualquer outro serviço em Cloud.
A encriptação dos dados entre o dispositivo móvel, a cloud e a impressora é agora padrão na indústria, e sistemas de autenticação dos utilizadores cada vez mais sofisticados podem garantir que só um workflow autorizado é capaz de produzir impressão em ambiente controlado.
No entanto, com o aumento do crescimento na mobilidade da equipas de trabalho e melhorias progressivas feitas em soluções móveis, é seguro dizer que a impressão móvel e em Cloud veio para ficar.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.