OutSystems promete reduzir para metade o tempo de desenvolvimento de aplicações móveis

A OutSystems 10, plataforma de desenvolvimento de aplicações móveis empresariais low-code, permite que a criação de aplicações esteja ao alcance de outros programadores além de engenheiros de software mais qualificados

OutSystems promete reduzir para metade o tempo de desenvolvimento de aplicações móveis

Este lançamento da OutSystems 10 introduz sete novas funcionalidades que aceleram significativamente o tempo de criação de aplicações móveis, nomeadamente o drag and drop de todas as componentes das aplicações móveis: interface do utilizador, integrações back-end, lógica de negócio, e muito mais; desenvolvimento multiplataforma, que permite executar apps  em qualquer dispositivo, a partir de um só código base que é compatível com  as plataformas iOS e Android; criação de experiências de utilizador com  tempos de resposta inferiores a 80 milissegundos.

Outra das funcionalidades é a utilização de capacidades nativas dos dispositivos e sensores  sem escrever qualquer código, de forma a criar experiências de utilizador imersivas: câmaras, ID digital, movimento; o desenvolvimento de experiências offline e com lógica de negócio on device sem ter que se  preocupar com o “trabalho de bastidores” subjacente; a simplificação do desenvolvimento através de funcionalidades que permitem a poupança de tempo; e a redução do backlog de desenvolvimento de aplicações móveis. Os programadores podem aumentar a sua produtividade.

“A OutSystems 10 representa um grande progresso para nós e para o setor”, afirma Paulo Rosado, CEO da OutSystems. “Os nossos clientes já estão a utilizar a nossa plataforma para estimular a inovação com aplicações web, portais e outros sistemas. Ao adicionarmos capacidades mobile avançadas, somos agora a única plataforma low-code que pode suportar todo o tipo de iniciativas de transformação digital no seio das empresas”.

Segundo a empresa portuguesa, o principal objetivo da OutSystems 10 prende-se com a velocidade. “A criação de uma boa experiência de utilizador em mobile é geralmente difícil e moroso, mas não a partir de agora. Começámos por analisar os padrões de experiência de utilizador mais comuns nas apps mais populares e  criámos então 60 UX widgets que podem ser rapidamente adicionados a uma aplicação com um simples drag and drop”, sublinha Miguel Lopes, VP of product management da OutSystems.

A OutSystems 10 está já disponível, e conta com diversos casos de sucesso.

“Para as aplicações de hoje, o mobile é uma exigência e não apenas uma opção”, refere Steven Schmidt, enterprise collaboration manager na Logitech. "Na Logitech queríamos uma plataforma de aplicações que nos permitisse focar na mobilidade sem acréscimo excessivo de recursos ou de custos. A nossa equipa atual de programadores participou no OutSystems 10 Early Access Program e rapidamente conseguiu desenvolver as primeiras aplicações móveis com experiência nativa e sincronização de informação offline. Não vimos nada semelhante nas outras soluções que avaliámos”.

O setor da banca está também a beneficiar desta plataforma de desenvolvimento de aplicações móveis empresariais low-code.

“O banco BPI está fortemente empenhado em enfrentar os novos desafios da economia digital, melhorando a experiência do cliente em todos os canais”, refere Francisco Barbeira, CIO/CDO do Banco BPI. “Estamos a utilizar a OutSystems 10 para desenvolver novas funcionalidades na nossa app de Mobile Banking  e a experiência até agora tem mostrado melhorias em todos os aspetos do desenvolvimento de aplicações móveis. A nova arquitetura proporciona uma melhor experiência ao utilizador, performance das aplicações otimizada e ciclos de desenvolvimento mais rápidos”.

 

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.