Transformação digital: expetativas dos CEO desfasadas da preparação real das empresas

Estudo realizado pela Commvault e Quadrant Strategies revela que a maioria do pessoal de TI não acredita ter a capacitação, a tecnologia e a largura de banda necessários para criar uma base de inovação centrada nos dados

Transformação digital: expetativas dos CEO desfasadas da preparação real das empresas

Num momento em que os CEOs e as administrações das empresas exigem uma rápida transformação para modelos comerciais digitais, um estudo mundial publicado pela Commvault e a Quadrant Strategies expõe uma diferença alarmante entre as expetativas dos executivos e a preparação real das organizações de TI.

O estudo "Measuring IT's Readiness for Digital Business", baseado num inquérito realizado junto de 1.200 executivos de TI e pessoal de TI em seis mercados empresariais mundiais, revela que muitos responsáveis de topo reconhecem a necessidade de poder liderar as suas empresas através de soluções de transformação digital, enquanto as equipas de TI sentem que carecem do conjunto de valências, tecnologia e largura de banda necessárias para criar a base centrada nos dados indispensável para essa alteração digital e inovação futura.

Os resultados do estudo “Measuring IT’s Readiness for Digital Business” demonstram que, com esta alteração, também se está a adotar uma abordagem mais holística na estratégia e na gestão dos dados para impulsionar a inovação e a diferenciação competitiva.

Entre as conclusões-chave deste estudo, destaca-se o reconhecimento da importância dos dados: mais de 50% dos inquiridos dizem que "uma melhor recolha e gestão dos dados" e "novas ferramentas para analisar dados cada vez mais sofisticados" são essenciais para o êxito futuro do seu negócio. No entanto, mais de 60% dos inquiridos, incluindo executivos de TI e pessoal de TI, pensam que têm acesso a menos de metade dos dados das suas organizações.

E enquanto 41% dos executivos acreditam que as suas organizações entendem e estão preparadas para a inovação (um número surpreendentemente baixo), só 29% do pessoal de TI acredita no mesmo. Além disso, mais de um terço das equipas de TI consideram que os executivos se sentiriam preocupados, ansiosos ou mesmo em pânico se soubessem mais sobre o seu departamento de TI, enquanto outros 16% afirmam que estes se sentiriam até descontentes.

Outro dado curioso do estudo reside no facto de mais de 50% das pessoas de TI acreditar que os seus papéis mudarão radicalmente e que necessitarão de adquirir novas valências para continuarem a ser relevantes. E mais de dois terços dos inquiridos acreditam que as suas organizações não estão preparadas para migrar dados para a cloud, proteger esses dados ou reunir todos os dados da empresa.

Por outro lado, mais de dois terços dos inquiridos acreditam que as suas organizações não estão preparadas para migrar dados para a cloud, proteger esses dados ou reunir todos os dados da empresa.

"Este estudo mostrou-nos o que os executivos e o pessoal de TI pensam sobre a transformação digital e os desafios a que os departamentos de TI terão que fazer frente nos próximos anos. Os resultados foram notavelmente consistentes em todo o mundo, o que reforça a ideia de que a transformação digital não conhece fronteiras", afirma Afshin Mohamadi, sócio da Quadrant Strategies. "Os sinais de advertência são muito claros: embora os departamentos de TI estejam destinados a liderar negócios digitais, a verdade é que não estão equipados para o fazer. O pessoal de TI tem dúvidas significativas sobre a sua capacidade de serem os agentes da mudança. A falta de valências, tecnologia e largura de banda conduzirá diretamente a outros desafios competitivos".

 

Realizada em outubro de 2017, o estudo "Measuring IT's Readiness for Digital Business", consultou 450 executivos de TI e 750 profissionais de TI distribuídos uniformemente entre o Canadá, França, Alemanha, Japão, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.