Sucesso no digital depende de colaboração entre IT e linhas de negócio

Estudo revela que é imperativo que as linhas de negócio e os departamentos de TI colaborem entre si de forma efetiva para que o modelo de cloud possa ser bem-sucedido nas empresas

Sucesso no digital depende de colaboração entre IT e linhas de negócio

Em plena era digital, as empresas começam a reconhecer a importância de promoverem uma maior colaboração como forma de serem mais bem-sucedidas. O estudo da Oracle, “IaaS: building a business that innovates”, revela que são muitas as empresas cujo o modo de funcionar é adverso ao desenvolvimento de uma colaboração efetiva entre todos os departamentos.

O estudo avaliou a forma como as empresas na região da EMEA estão a abordar a computação na cloud e como estão a lidar com os respetivos impactos na sua organização, em particular no que diz respeito à capacidade de realizarem mudanças de negócio profundas e de inovarem verdadeiramente.

De acordo com os dados que o estudo apurou, é possível concluir que existe uma necessidade de melhorar o nível de colaboração no seio das empresas. Mais de metade (62%) dos inquiridos neste estudo afirmaram que as linhas de negócio e as equipas de TI precisam de colaborar efetivamente para que o modelo de cloud possa ser bem-sucedido nas suas organizações. Paralelamente, 34% dos entrevistados revelaram que  gerir o fenómeno do shadow IT (onde as linhas de negócio fazem aquisições de TI à margem do conhecimento e da orientação dos departamentos de TI da empresa) constitui uma barreira significativa à adoção de uma abordagem integrada à cloud. A falta de entendimento das áreas de negócio no que diz respeito à necessidade de integrar os recursos de cloud foi apontado por 41% das pessoas como um dos principais desafios das infraestruturas de TI no que diz respeito à implementação da cloud.

A Oracle evidencia a necessidade das empresas alterarem a forma como trabalham se desejam inovar com sucesso na cloud. De acordo com o estudo, as áreas de maior ineficiência no atual modelo das plataformas que está a ser usado pelas empresas é a integração dos serviços utilizados (50%), o tempo de implementação (49%) e a fraca integração das aplicações (47%) - todos estes aspetos constituem bloqueios a uma inovação rápida e efetiva. Constituem ainda barreiras complementares à adoção de uma abordagem integrada à cloud que permitirá uma melhor colaboração entre todas as áreas das empresas: a gestão do shadow IT (34%), a discrepância entre as infraestruturas, o aumento dos riscos de segurança (34%), o aumento dos custos (32%) e o ter que provar o retorno do investimento (31%).

“Estes aspetos podem em parte explicar porque as infraestruturas se tornaram tão rígidas, confusas e complexas. Isto  leva as empresas a não terem o nível de capacidade resposta que deveriam ter perante as oportunidades de inovação que têm diante de si, ou a terem uma capacidade de resposta desarticulada e as oportunidades perdem-se nas brechas que existem entre as linhas de negócio e os sistemas mal integrados”, comenta Pascal Giraud, senior director IaaS Foundation & Cloud Platform da Oracle EMEA. “Ao adotarem a Infrastructure as a Service (IaaS), as empresas podem atenuar as clivagens e criar uma organização verdadeiramente colaborativa, passando a dispor de uma base para a inovação e para a implementação, removendo as limitações em torno dos recursos e mitigando os silos”.

Para a Oracle, a elasticidade do modelo de serviço pay-as-you-go do IaaS também permite que os departamentos de TI deixem de se preocupar com a capacidade e possam passar a focar-se no trabalho verdadeiramente estratégico do suporte e da colaboração com as várias linhas de negócio.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.