Só três em cada dez empresas têm estratégia otimizada de cloud

Segundo um novo relatório da IDC, só 31% alcançaram um certo nível de maturidade. Três em cada dez contam com uma estratégia otimizada

Só três em cada dez empresas têm estratégia otimizada de cloud

O estudo global “Cloud Going Mainstream: All Are Trying, Some Are Benefiting; Few Are Maximing Value”, conduzido pela IDC e patrocinado pela Cisco, revela que sete em cada dez organizações (68%) já utilizam algum tipo de cloud. No entanto, 31% alcançaram um certo nível de maturidade (com estratégias de cloud replicáveis, otimizadas ou geridas) para maximizar o seu valor, ao passo que só três em cada 10 contam com uma estratégia otimizada para obter mais benefícios empresariais.

O documento revela ainda a preponderância dos ambientes cloud híbridos, a relação entre a maturidade e os resultados de negócio e a utilização de aplicações IoT e de cibersegurança na Cloud.   

A adoção da cloud aumentou 61% relativamente ao ano passado (quando a IDC apresentou a primeira edição deste relatório) e embora a maioria das organizações continue a tentar melhorar as suas estratégias cloud, ainda não existe uma margem de melhoria.

A cloud híbrida é amplamente utilizada e os gastos com cloud privada continuam a aumentar. Embora a adoção se divida de forma relativamente uniforme entre cloud pública e privada (52% e 54% respetivamente), cerca de 73% das organizações apostam numa estratégia híbrida. As organizações também esperam vir a registar ou aumentar os gastos na cloud privada on-premises na ordem dos 40% nos próximos dois anos.

Apesar da adoção da cloud continua a crescer, poucas organizações implementaram estratégias maduras/avançadas. IDC identifica cinco níveis de maturidade: ad hoc, oportunistas, replicáveis, geridas e otimizadas. Cerca de 68% das empresas consultadas utilizam algum tipo de aplicação na cloud (aumento de 61% face a 2015), mas apenas 31% tem estratégias de adoção maduras ou avançadas (replicáveis, geridas ou otimizadas) face a estratégias ad hoc e oportunistas. Por fim, 22% precisam ainda de estratégia.

As organizações com estratégias otimizadas também são mais propensas a utilizar a cloud privada ou híbrida para IoT, segundo o estudo. A cibersegurança é outra das funcionalidades amplamente utilizada, especialmente em organizações com uma estratégia de cloud consolidada. 

 

Cloud resulta em mais faturação

O aumento da faturação das organizações com estratégias cloud nativas deveu-se principalmente ao resultado da venda de novos produtos e serviços, ao facto de chegarem mais rápido aos clientes e à capacidade de aceder a novos mercados.

As organizações com estratégias de cloud mais maduras caraterizam-se por uma cultura de integração de desenvolvimento e operações ou DevOps (80% das organizações com estratégias otimizadas face a 7% das organizações em regime ad hoc), além da grande aposta em ambientes cloud de vários fornecedores em função da localização, políticas e princípios de governança (84% contra 40% respetivamente); arquiteturas de micro-serviços para desenvolver aplicações cloud (79% face a 9% respetivamente) e contentores ou Docker (66% face a 20%, respetivamente).  

Relativamente a barreiras para conseguir maior nível de maturidade, o relatório assinala a falta de colaboradores especializados, a falta de estratégia e um plano bem definidos, estruturas de organização desfasadas ou desconectadas e a falta de alinhamento entre o departamento de TI e as Linhas de Negócio (LoBs).

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.