S4/Hana no centro da estratégia da SAP

A plataforma SAP 4/Hana, lançada em fevereiro de 2015, é a proposta da SAP para ajudar as empresas a endereçarem a transformação digital

S4/Hana no centro da estratégia da SAP

A solução SAP 4/Hana, suite de aplicações de gestão empresarial que assenta na plataforma in-memory  Hana, disponível em cloud ou on-premises, conta já com cerca de 40 clientes em Portugal. A SAP terminou o ano de 2015 com resultados positivos: em Portugal, alcançou 85 clientes, o que reflete um aumento de 55 por cento face ao final de 2014, dividindo-se este número de forma equitativa entre empresas de grande dimensão (50 por cento) e PMEs (50 por cento).

A nova suite de aplicações para gestão empresarial visa permitir que as empresas reiventem e transformarem os seus negócios. “Evolução sem disrupção” é o lema que Rui Gaspar, diretor de Base de Dados, Tecnologia e Analytics da SAP Portugal, destacou acerca da visão da SAP sobre esta plataforma, num encontro com os jornalistas, onde indicou que "os processos já nascem digitais" e que, através da análise preditiva, a empresa alemã pretende que as organizações sejam capazes de recriar todos os seus processos de decisão, através do acesso a informação em tempo real, que lhes permita ganhar vantagens competitivas.

Entre os clientes que já adotaram a plataforma SAP HANA e SAP 4/HANA em 2015 encontram-se o Banco de Portugal, Cork Supply Portugal, CTT, Generg, PLMJ, Symington, Vinalda e a Universidade de Lisboa.

Sobre os CTT, Rui Gaspar salienta que “estão hoje a enveredar pelo caminho da digitalização de toda a organização e processos de negócio, de forma muito alinhada com a visão da SAP no que à transformação digital e aos respetivos desafios diz respeito. Neste contexto, os CTT definiram uma abordagem global ao digital business framework da SAP de forma faseada, sendo a adoção da solução SAP 4/HANA o primeiro passo na implementação dessa estratégia”.

 

Tendências mais relevantes

Para a SAP, hiperconectividade (entre pessoas e máquinas), cloud, cibersegurança, super computadores e Smarter World (onde se inclui a IoT), são as tecnologias que terão o maior impacto na transformação digital do mundo empresarial. A SAP prevê que já este ano 36 por cento de todos os dados mundiais estejam alojados em cloud e indica que 73 por cento dos executivos veem a complexidade dos dados como um dos maiores desafios do IT. Mais: segundo a empresa, 237 mil milhões de dólares deverão perder-se devido a custos associados à complexidade dos dados.

 

Estratégia da SAP

Com base nestas tendências, a SAP estruturou a sua oferta com o objetivo de conduzir à digitalização das empresas, assente em cinco pilares: reinventar os processos de negócio, unindo  o mundo transacional e o mundo analítico, em tempo real, através de um plataforma, com o objetivo de tornar os negócios mais inteligentes, mais céleres e mais simples; possibilitar uma experiência do cliente baseada em múltiplos canais de interação; fazer face a uma força de trabalho mais inteligente e envolvida nos objetivos do negócio; promoção da colaboração entre fornecedores, de modo a acelerar a inovação; e o aproveitamento dos ativos e do potencial da IoT como forma de impulsionar o conhecimento em tempo real, assim como novos modelos de negócio.

A SAP 4/HANA pretende tornar-se no elemento essencial da oferta da SAP para os negócios digitais, ao apresentar-se como uma solução central que serve de pivot a todas as vertentes da cadeia de valor em tempo real: a interação com o cliente e a experiência multicanal, o envolvimento da força de trabalho, a colaboração entre fornecedores e redes de negócio e a IoT.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.