REN inaugura data center com segurança reforçada

Com a inauguração desta infraestrutura, a REN– Redes Energéticas Nacionais, tem como objetivo reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Elétrica

REN inaugura data center com segurança reforçada

Inaugurado pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o data center está localizado em Riba de Ave e terá como utilizadores, para além da REN, o grupo EDP e o grupo NOS, clientes da RENTELECOM, operadora de redes de telecomunicações do grupo REN.
 
O data center ocupa uma área de cerca de 5.000 m² e inclui 1.200m2 de salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. Cada uma das três empresas que irá utilizar o data center, que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações, terá espaços técnicos separados e isolados.
 
Atendendo à elevada criticidade desta infraestrutura para o grupo REN e para os seus clientes, o desenho conceptual do data center foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial, confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações. O data center foi sujeito a provas de comissionamento e ensaios destinados a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.