O que deve ser tido em conta na otimização de custos de IT?

A CIONET analisou as práticas da rede de mais de 6 300 CXOs e verificou as principais estratégias de redução de custos implementadas tanto por CIOs/CTOs como por CFOs, nas quais os CEO tiveram oportunidade de avaliar a aplicabilidade

O que deve ser tido em conta na otimização de custos de IT?

Não existe uma resposta certa para a otimização de custos de IT: a consultora Mckinsey, entre outras consultoras, menciona a otimização de portfolio e de arquitetura de sistemas como uma das medidas de maior eficácia na redução de custos. Segundo a Gartner, mais de 70% do orçamento de TI destina-se à gestão e manutenção das próprias TI, significando isto que apenas 30% são dedicados ao desenvolvimento de novas áreas de negócio, produtos e serviços. Em sistemas de informação, o software assume entre 20 e 30% do orçamento. Face aos números apresentados, a otimização de custos de TI é um tema que deve estar no centro de pelo menos duas agendas - a do CEO e a do CIO.

Para ajudar o trabalho destes executivos, a CIONET identificou as sete estratégias de otimização de custos de TI.

 

Avaliar as capacidades de procurement

Para a CIONET, é imperativo que os departamentos de IT verifiquem o nível de maturidade de baseline das compras; apostem em especialistas de procurement de IT; e executem uma gestão proativa e estratégica de vendors e parceiros.

 

Racionalização do Portfólio Aplicacional

Os custos com aplicações compõem uma das maiores fatias do orçamento de TI. A maioria das organizações focam-se em aplicações de grande dimensão ignorando as vantagens de aplicações mais pequenas/ágeis.  A procura de aplicações está a aumentar substancialmente e esta é a área onde existe maior conflito entre as variáveis velocidade e custo.

 

Utilização do Zero Based Budgeting (ZBB)

ZBB é uma metodologia comprovada para fornecer visibilidade sobre "quem gasta o quê" e, finalmente para garantir a redução sustentável dos custos em toda a organização.

 

Aumentar a Transparência Financeira das TI

A CIONET indica como fundamental gerir melhor a oferta e a procura (gerindo as TI da mesma forma como se gere o negócio).

 

Utilizar serviços cloud para economizar custos

O custo geralmente não é a principal prioridade para a utilização de serviços cloud; a gestão proactiva da procura interna é a chave para conduzir as economias de custos da cloud.

 

Centralizar, padronizar e consolidar os serviços de IT

Muitas organizações criam contratos de gestão de serviços/outsourcing para acelerar e perceber os benefícios de tal abordagem, suportando assim uma estratégia de "chargeback" eficaz, tornando os serviços de TI mais fáceis de comparar.

 

Criação de serviços partilhados de TI na empresa

Utilizado extensivamente para criar economias de escala, os Business Cases geralmente fazem uma rápida previsão de poupanças mais do a realidade (normalmente o tempo varia entre os 18 e os 36 meses).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.