Marcas devem potenciar utilização de ferramentas de Big Data

A maioria dos retalhistas europeus (91 por cento) estimam que ao potenciarem as ferramentas de analytics de Big Data, durante os próximos dois anos, conseguirão impulsionar um maior envolvimento dos consumidores

Marcas devem potenciar utilização de ferramentas de Big Data

O estudo da Xerox, realizado pela Forrester Consulting, revelou ainda que praticamente 60 por cento das empresas estão focadas no desenvolvimento de ofertas mais objetivas e personalizadas para o cliente, como forma de gerar mais oportunidades de negócio.

Desta forma, 43 por cento das organizações de retalho e de consumo pretendem utilizar a análise inteligente de dados para desenvolver ofertas e ações de marketing em tempo real, contextualizadas e segmentadas. Para tal, as organizações encontram-se já a adoptar medidas que pretendem melhorar o envolvimento com o consumidor, ao oferecer uma "visão única" através de vários canais.

Assim, 53 por cento das empresas vão incorporar mais informação dos clientes nos seus contact centers, de forma a garantir que os agentes que lidam com os clientes ao telefone disponham de informação mais relevante para gerar novas oportunidades de respostas e de negócio, enquanto 51 por cento pretendem utilizar a análise do Big Data para combinar melhor os processos de compra em todos os canais, o que significa que os compradores encontram as mesmas informações e ofertas de produtos independentemente se estão a fazer compras na loja física, online ou através de redes
sociais.

"As organizações reconhecem o valor da informação, como forma de ajudar o negócio a
comunicar melhor com os clientes e a providenciar uma melhor experiência, com as melhores
ofertas" afirma José Esfola, Diretor de Marketing da Xerox.

O estudo salienta também um ponto relevante para as marcas: o que pensam os consumidores sobre a utilização dos dados pessoais.

Neste sentido, revela que apenas um em cada cinco consumidores se sente confortável com o facto de as marcas fazerem uso da sua informação pessoal, enquanto 68 por cento dos consumidores espera uma personalização básica em serviços, nomeadamente o das telecomunicações e tecnologia. Estes resultados foram obtidos a partir de 70 grandes empresas de retalho e de consumo, inquiridas como parte da pesquisa mais ampla realizada pela Xerox, intitulado ‘Big Data in Western Europe Today’. Neste estudo, foram analisadas as oportunidades que incorporam a estratégia da Big Data para um mix do mercado de retalho para fornecer mais ofertas que o comprador realmente pretenda ver.

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