Empresas deverão adotar armazenamento software-defined nos próximos 12 meses

De acordo com um estudo realizado pela Suse, cerca de 95% das empresas demonstram interesse em abordagens mais flexíveis para o armazenamento, enquanto cerca de dois terços (63%) revelam ter um plano de adoção de armazenamento software-defined nos próximos 12 meses

Empresas deverão adotar armazenamento software-defined nos próximos 12 meses

O estudo da Suse, conduzido pela Loudhouse, recolheu o testemunho de mais de 1.200 decisores de TI em 11 países e numa ampla variedade de indústrias, com o objetivo de apurar o interesse das empresas na adoção de armazenamento software-defined.

Para 81% dos inquiridos, este tipo de abordagem de armazenamento é bastante atrativo, sendo que 72% avaliam o seu armazenamento com base no cost of ownership mais baixo. Cerca de 73% concordam que todas as empresas são empresas de armazenamento, amplificando a ligação entre o armazenamento de dados e fatores críticos de negócio.

Os níveis de escalabilidade elevados são outro fator de diferenciação para os participantes no estudo da Suse. Para 96% das empresas a escalabilidade de negócio do armazenamento software-defined é uma mais-valia, ao passo que 95% consideram atrativa a sua escalabilidade de tempo, performance, técnica e de custos.

O maior benefício expectável do armazenamento software-defined é a melhoria da performance de sistema, de acordo com mais de metade dos inquiridos (52%). Outros benefícios expectáveis incluem a facilitação da web moderna, aplicações e serviços móveis e de big data, custos de suporte e manutenção reduzidos, apoio a modelos de negócio inovadores e facilidade de desenvolvimento.

De acordo com o estudo, mais de metade dos inquiridos acredita também que a adoção de cloud (54%) e big data analytics (50%) são tendências significativas que irão acelerar a mudança da indústria para o armazenamento software-defined.

O interesse no armazenamento software-defined também se estende à tecnologia subjacente, uma vez que 75% das empresas considera uma abordagem open source à sua infra-estrutura de armazenamento. Cerca de 42% estão já a considerar o open source para fazer face às suas necessidades de armazenamento.

“Não é segredo que os dados vão continuar a crescer a um ritmo elevado, por isso é imperativo que o armazenamento dos dados seja escalável e comportável”, disse Gerald Pfeifer, vice-president of Products and Technology Programs da Suse. “Este estudo confirma que as empresas estão ativamente a procurar soluções para fazer face a este fenómeno e o armazenamento software-defined vai ao encontro do desafio. A SUSE está a liderar o processo, ao ajudar os clientes a gerir os dados com software de armazenamento open source que escala e com um modelo de preço extremamente atrativo”, acrescenta.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.