Como devem os Conselhos de Administração governar ativos digitais

O estudo “Board Level It Governance Research Project”, conduzido pela CIONET e realizado em conjunto com a Antuerp Business School, a Cegeka, a KMPG Belgium e a Samsung, revela o estado de IT Governance ao nível dos Conselhos de Administração em todo o mundo

Como devem os Conselhos de Administração governar ativos digitais

Neste estudo, foram abordadas as melhores práticas sobre IT Governance ao nível do Conselho de Administração, e a melhor forma de as aplicar de modo a que este seja capaz de governar e liderar ativos digitais, bem como fatores potenciadores e inibidores dessa IT Governance.

Como fatores potencialmente promotores ou então inibidores da IT Governance no Conselho de Administração, foram apresentados o nível de competência em TI, os fatores motivacionais, o nível de confiança com os temas de IT e o nível elevado de dependência do CIO para tomar decisões. Foram também apontados fatores como a tentativa do CIO evitar envolver-se em temas de IT Governance, a legislação/regulamentação, a função do TI, a dimensão do Board, a proporção de insiders e o nível de maturidade da Organização.

Para finalizar o estudo, a Antuerp Business School deixou as principais recomendações, numa ótica de “primeiros passos”, que os Conselhos de Administração devem seguir em IT Governance. Um dos principais pontos passa pela avaliação do sistema atual de IT Governance, determinando o papel e a relevância das TI para efeitos de fiabilidade e inovação no negócio. Por outro lado, os Conselhos de Administração devem gerir o atual sistema de IT Governance estabelecendo as estruturas de governance adequadas e em alinhamento com o papel definido das TI. Por último, devem monitorizar o atual sistema de Governance de TI, colocando as perguntas apropriadas.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.