Atelier Digital da Google já formou mais de 15 mil portugueses

Lançado a dezembro de 2016, o Atelier Digital da Google procura ajudar os jovens a desenvolverem as suas competências digitais e a terem sucesso na economia digital. Em apenas três meses, a plataforma já formou 15.019 portugueses

Atelier Digital da Google já formou mais de 15 mil portugueses

Esta iniciativa gratuita da Google destina-se a ajudar a formar jovens portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotá-los das ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança.

De acordo com a Comissão Europeia vão surgir, nos próximos anos, mais de 820 mil vagas em competências digitais e as empresas com maior probabilidade de sucesso e crescimento serão aquelas que possuam competências digitais. Porém, os mesmos estudos revelam que 90% das empresas europeias não possuem competências digitais apesar de as considerarem um fator de vantagem competitiva. Em Portugal, os indicadores apontam para a necessidade de aumentar a qualificação dos recursos humanos neste domínio, em contextos de cidadania e de empregabilidade.

“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a forte adesão que o programa está a ter entre os portugueses. Os resultados dos três primeiros meses ultrapassaram as nossas melhores expetativas. A falta de competências digitais é um problema real não só em Portugal como na Europa e foi elevado a grande prioridade social e económica da União Europeia. O Atelier Digital é o contributo da Google para ajudar a resolver este problema”, explica Ana Ravara, Google, porta-voz do projeto Atelier Digital em Portugal.       

Esta semana, a formação online, disponível desde dezembro, passa a ser complementada com formação presencial que irá percorrer várias cidades portuguesas. Inicia-se em Leiria (Instituto Politécnico de Leiria - 21 a 23 de março), depois Aveiro (Universidade de Aveiro - 3 a 5 de abril), seguindo-se outras cidades.

Na formação online estão disponíveis 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, e-mail, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce e web analytics. A formação é baseada em tutoriais em vídeo seguidos de atividades e no final os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

A formação presencial com a duração de três dias tem como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e internacionalização conciliando teoria e prática. No final e após testes com aproveitamento cada formando recebe um certificado.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!