94% dos empresários consideram 5G estratégico para as suas indústrias

O novo relatório da Ericsson, “Opportunities in 5G: The view from eight industries”, revela que os executivos dos setores de segurança pública e da saúde classificam a tecnologia 5G como “game changer” nas suas áreas e importante para o desenvolvimento estratégico dos seus negócios

94% dos empresários consideram 5G estratégico para as suas indústrias

Este estudo examinou a forma como estas indústrias esperam aplicar o 5G, que utilizações específicas da nova tecnologia serão dominantes nas suas indústrias e que motivações estarão na base da migração para o 5G.

Foram recolhidos os testemunhos de mais de 650 executivos em todo o mundo – incluindo CIOs, CTOs, CMOs e outros cargos de direção da infraestrutura de TI – das oito indústrias que, de acordo com o entendimento da Ericsson, deverão sentir o maior impacto da adoção do 5G: o mercado automóvel, empresas de Utilities, segurança pública, fabricantes de alta tecnologia, Internet/nativos digitais, cuidados de saúde, serviços financeiros e media/gaming.

A maioria destes decisores depende de tecnologias de comunicação e investe ativamente para fomentar a inovação. Olhando para o futuro, 94% classificam as redes móveis de próxima geração como importantes para o desenvolvimento estratégico dos seus negócios. Uma grande maioria indica a sua intenção em fazer mudanças significativas nos seus negócios de forma a aproveitar o 5G quando esta tecnologia estiver disponível.

“As tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT), estão a tornar-se partes integrantes da nossa economia e estilo de vida, e esse facto implica mudanças consideráveis nas mais variadas indústrias. O 5G vai acelerar esta transformação e criar novos casos de uso, novas fontes de receitas e novos modelos de negócio para indústrias e consumidores. Com o 5G, as indústrias vão contar com uma conectividade personalizada para responder às suas necessidades e com a agilidade para potenciar uma rápida resposta às necessidades dos seus clientes e serem inovadoras”, comenta Rima Qureshi, directora da Region North America e Chief Strategy Officer da Ericsson.

O estudo da Ericsson revela ainda que as melhorias na performance, na segurança e nas comunicações entre dispositivos são áreas onde o 5G poderá disponibilizar o real valor para o negócio. Os veículos conectados serão a maior tendência na indústria automóvel, e embora muitas pessoas olhem com antecipação para os sistemas de condução autónoma, o GPS melhorado com atualizações constantes de mapas e de informações de transito será a utilização mais favorecida para o 5G a nível global.

Empresas de utilities: os benefícios do 5G

Segundo a Ericsson, produtividade superior, uma introdução mais rápida de novos produtos e serviços a clientes e uma maior eficiência serão os princípios-chave para que as empresas de utilities adotem o 5G. A monitorização e a manutenção remota através de sensores são o maior benefício numa altura em que muitas empresas de utilities procuram proteger ativos valiosos em locais distantes e por vezes sujeitos a condições adversas.

Além das empresas de utilizeis, também na área da segurança pública é esperado que a tecnologia 5G e a Internet das Coisas (IoT) tragam benefícios, nomeadamente ajudando a manter os cidadãos em segurança com uma despesa o mais reduzida possível. Um total de 96% dos inquiridos indicaram estar já a investir para tirar proveito destas tecnologias. Confiam que as novas redes ampliem as capacidades em dispositivos conectados e para redes de múltiplas configurações através do 5G para facultarem comunicações prioritárias seguras durante uma emergência.

Fabricantes de alta tecnologia: atingir o pico de produtividade com o 5G

Nesta área, mais uma vez a maioria das empresas planeia aproveitar os benefícios das tecnologias 5G para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e oferecer aos consumidores novos produtos e serviços de uma forma mais célere. Muitas esperam que o 5G ajude a gerir os riscos através da monitorização de ativos e das melhorias na segurança dos locais remotos.

O comércio online é também uma das áreas apontadas como beneficiária desta tecnologia. As lojas online, redes sociais, ferramentas de organização digital e colaborativas, assim como os serviços de viagens e de partilha de veículos incluídos nesta categoria procuram na tecnologia inovadora um parceiro para os ajudar a manterem-se relevantes, para atrair novos clientes e construírem a lealdade à sua marca. Um total de 96% confirmam estar a investir para colher os frutos do 5G, e que as melhorias na experiência do cliente é a principal vantagem esperada deste investimento.

5G na saúde

Uma significativa maioria de executivos ligados ao setor da saúde espera que o 5G permita implementar novos serviços e produtos que vão melhorar a qualidade de vida ao público, sendo que 94% referem que irão efetuar alterações significativas nos seus negócios para conseguirem aproveitar os benefícios das redes 5G. Adicionalmente, os executivos deste setor consideram que a segurança é tão importante como a performance no que respeita ao valor de negócio do 5G.

Já no caso da indústria de serviços financeiros, os benefícios do 5G voltam-se para os serviços financeiros móveis em tempo real. A segurança é atualmente uma das maiores preocupações, pelo que 84% dos executivos exprimiram um ainda maior interesse no potencial do 5G para permitir transações mais seguras.

Os executivos das indústrias de media e de jogos atribuem a mais elevada prioridade às formas de atraírem as suas audiências e de manterem a sua atenção. Para tal, recorrem a novas experiências muito envolventes – como conteúdo ultra HD 4K e realidade virtual em dispositivos móveis – através da  capacidade disponibilizada pelas redes 5G. Uma maioria significativa destacou a emissão de conteúdo em directo com visão de 360º graus e a banda larga sem fios fixa como desenvolvimentos adicionais possibilitados pelo 5G.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.