Visa recorre ao Watson IoT para agilizar pagamentos

Com o Watson Internet of Things, a Visa pretende obter novos pontos de venda conetados, promovendo experiências de pagamento seguras em qualquer dispositivo conetado à IoT

Visa recorre ao Watson IoT para agilizar pagamentos

A IBM e a Visa partilham a visão de incorporar pagamentos e comércio em qualquer dispositivo – desde um relógio, um anel, um aparelho ou até de um carro. Sob esta colaboração, as empresas podem implementar pagamentos seguros em todas as suas linhas de produtos recorrendo ao Visa Token Service, uma nova tecnologia de segurança que substitui informações de conta de pagamento confidenciais encontradas em cartões de pagamento por um identificador digital exclusivo, através da plataforma Watson IoT da IBM. Como resultado, a IBM e a Visa poderão suportar pagamentos e comércio na maior parte dos 20 mil milhões de dispositivos conetados estimados na economia global até 2020.  

"A IoT está literalmente a mudar o mundo à nossa volta, seja permitindo que as empresas alcancem níveis inimagináveis de eficiência ou permitindo que uma máquina de lavar roupa garanta que nunca fiquemos sem detergente. E por trás desta transformação encontram-se empresas como a Visa e tecnológicas como a plataforma IBM Watson IoT”, disse Harriet Green, diretor-geral da IBM Watson IoT. "Esta combinação das tecnologias IoT - líderes da indústria da IBM - com os serviços de pagamento Visa, significa o próximo momento definidor do retalho, permitindo pagamentos em qualquer objeto conectado, com novos níveis de simplicidade e conveniência para todos”.

Os especialistas estimam que existirão 380 milhões de carros conetados até 2021. No caso do ecossistema automóvel se conetar à plataforma Watson IoT, o condutor seria alertado quando a garantia ou certificação do carro estiver prestes a expirar ou se precisar de substituição de peças de carro específicas. Com esta informação, o condutor pode encomendar peças com o simples premir de um botão ou agendar um serviço na sua garagem local preferida. O condutor poderia até mesmo pagar o combustível através de uma interação direta entre o carro e a estação de abastecimento.

Da mesma forma, um runner que tenha um dispositivo fitness wireless, poderia receber um alerta digital no momento em que deve substituir o seu caçado de corrida, incluindo uma recomendação do melhor modelo, ao melhor preço, de uma loja preferida. Poderiam ser facultadas recomendações adicionais e adaptadas, incluindo recomendações de nutrição e equipamento, com base no desempenho individual, climas locais e nas preferências de compras.

"A Internet das Coisas não está apenas a promover um mundo mais conectado, está a alterar o modo como vivemos, compramos e pagamos, ao transportar dados e pontos de venda para onde o consumidor deseja," afirma Jim McCarthy, vice-presidente executivo de Inovação e Parcerias Estratégicas da Visa Inc. "Com o poder das tecnologias cognitivas da Watson e da liderança da IBM em IoT e segurança, este é o parceiro ideal para nos ajudar a oferecer pagamentos seguros 'praticamente em qualquer lugar' e na enorme escala da IoT”.

No futuro, com esta colaboração, todos os clientes da plataforma IBM Watson IoT terão acesso aos serviços de pagamento Visa através do IBM Cloud. Deste modo, a IBM e a Visa pretendem facultar a todos os clientes acesso a esses recursos, para que os mesmos possam começar a criar experiências de comércio personalizadas e fazer recomendações proativas com base nas necessidades dos consumidores.

Como parte desta colaboração, as empresas garantem também que todas as informações do consumidor permanecem seguras, alavancando o Token Service da Visa, que substitui as informações confidenciais da conta encontradas em cartões de pagamento, como o número de conta de 16 dígitos, a data de validade e o código de segurança por um identificador digital exclusivo que pode ser usado para processar pagamentos sem expor os detalhes da conta. O serviço Visa Token é acessível através de uma rede de provedores de serviços token (PST’s) como parte do programa de parcerias Visa Ready, que certifica a próxima geração de soluções de pagamento de terceiros com o objetivo de garantir que estes preencham os padrões e especificações de segurança da Visa tendo uma aceitação global segura.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.