UPS aposta na Realidade virtual para formar condutores de entregas

A experiência com Realidade Virtual (RV) vai ser implementada em nove instalações da UPA. Esta aposta tem como principal objetivo formar os condutores de entregas de modo a que estes sejam capazes de detetar e identificar os perigos na estrada

UPS aposta na Realidade virtual para formar condutores de entregas

Através da tecnologia de RV, os condutores têm acesso a uma simulação que recria a experiência de condução das ruas das suas cidades. A empresa vai dar início a este treino com RV em setembro, em nove instalações de formação da UPS Integrad. A adoção da RV na formação de segurança do condutor constitui um reflexo evidente do compromisso da UPS para com a proteção dos seus colaboradores e das comunidades que serve.

Os especialistas de TI da UPS criaram módulos de formação de Realidade Virtual que os alunos vêem e ouvem através de aparelhos de RV, como o HTC Vive. Os alunos que usam os módulos vão poder identificar verbalmente potenciais perigos na estrada, como é o caso de peões, carros estacionados e tráfego em circulação. A visão 360 ​​graus proporcionada pelo aparelho é realista até ao mais ínfimo detalhe.

"A Realidade Virtual vem proporcionar um enorme salto tecnológico na área da formação em segurança dos motoristas", refere Juan Perez, responsável de engenharia e informação da UPS. "A RV oferece uma imagem de rua híper realista que vai deslumbrar até o mais novo dos nossos motoristas cuja exposição à tecnologia se tenha baseado na utilização de videojogos até ao momento".
 
Os módulos de formação da RV vêm substituir os dispositivos táteis que a UPS Integrad atualmente utiliza para ensinar os seus formandos sobre riscos rodoviários. Por enquanto, a formação com RV é destinada aos condutores de carrinhas de entrega de encomendas. No entanto, a empresa está também a explorar a RV e a Realidade Aumentada (RA) para treinar condutores de reboques de camião e executar outras tarefas ao longo da operação.

Atualmente a UPS opera oito instalações da UPS Integrad nos Estados Unidos e duas na Europa. Está programada a abertura de mais uma instalação nos EUA este ano, trazendo para nove o total nos Estados Unidos.

As instalações da UPS Integrad ensinam aos alunos os fundamentos da condução de veículos de entrega e da entrega de pacotes usando uma abordagem prática. Os alunos praticam a condução das carrinhas de entrega da UPS numa cidade réplica de uma real, ao ar livre, com ruas e passeios e locais simulados de entrega e recolha.

"Este treino é fundamental e a Realidade Virtual dá-lhe uma nova vida", refere Jeanne Lawrence, diretora de expansão da UPS Integrad. "A RV complementa o treino no mundo real de uma forma que envolve profundamente os nossos colaboradores no currículo da UPS Integrad".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.